Desenvolvimento do bebê com 18 meses

Tempo de leitura: 5 minutos

Seu filho já é uma criança de 18 meses. Um ano e meio! Agora, seu filho pode começar a correr, embora ele tropece facilmente! Mas como é o desenvolvimento do bebê com 18 meses?

Por volta dos 18 meses, a criança já anda bem, mas seus passos ainda estão um pouco inseguros, especialmente quando ele quer ir “mais rápido do que o habitual”.

Ele também sabe pintar traços no papel e usar o copo para beber. Além disso, é capaz de virar as páginas de um livro.

Para ajudar você a entender mais sobre o desenvolvimento do bebê com 18 meses, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Continue acompanhando também a evolução do seu bebê mês a mês:

Alimentação do bebê de 18 meses

Desenvolvimento do bebê com 18 meses. Criança tomando sua mamadeira

Nessa idade, a criança já usa a colher e o garfo para comer sozinha. O que mais é importante saber sobre a alimentação da criança por um ano e meio?

  • É importante que você estabeleça bons hábitos alimentares desde o início para evitar que o pequeno tenha maus hábitos e hábitos alimentares errados, que são muito difíceis de erradicar;
  • É bom que a criança se sente à mesa com o resto da família, sentada em uma cadeira alta, para que ela coma a mesma comida que vocês (desde que seja apropriada para a idade dela) e se sinta parte do ato de comer em família;
  • Na hora do almoço, a televisão deve estar desligada e todos os membros da família devem estar sentados corretamente. Se todos esses passos forem seguidos desde o início, será mais fácil para a criança comer tudo e aproveitar o prazer de comer. 

Se você optou pela amamentação prolongada, ou seja, além dos 12 meses, seu filho ainda se beneficiará de todos os benefícios da amamentação, como o fornecimento de vitamina A, C e B12, ácido fólico, proteínas, calorias e cálcio.

Embora nos países ocidentais não seja muito difundido, a Organização Mundial da Saúde recomenda a amamentação pelo menos nos dois primeiros anos de vida. 

ATENÇÃO! Por volta dos 18 meses, seu filho pode recusar alimentos que ele comia anteriormente de bom grado ou demonstrar sabores mais limitados e repetitivos. Não se preocupe, pouco a pouco, e com perseverança, ele comerá tudo. No entanto, você nunca deve dramatizar ou usar comida como curinga, recompensa ou punição.

Sono do bebê de 18 meses

Desenvolvimento do bebê com 18 meses. Mão da mãe tocando a mão de seu bebê

Embora não sejam frequentes até os dois anos de idade, seu filho pode sofrer algum despertar por causa de um pesadelo. O que os caracteriza?

  • Pesadelos noturnos são sonhos que têm um conteúdo assustador e que são vividos como algo real;
  • Geralmente ocorre no último terço da noite e faz com que a criança acorde aterrorizada;
  • Eles geralmente se manifestam entre três e seis anos de idade e os pais não devem se alarmar se não forem frequentes. No entanto, eles também podem aparecer em uma idade mais precoce;
  • Caso o pequeno esteja sofrendo um pesadelo ou um sonho particularmente agitado, você tem que ir imediatamente para confortá-lo, tranquilizá-lo e mimá-lo.
Ebook Segurança nas Redes Sociais, disponível para download

Para evitar pesadelos, medos e preocupações noturnas, é aconselhável enfatizar horários e rotinas. São técnicas que trazem segurança e confiança à criança, além de definir os limites de que ela tanto precisa.

CONSELHO! Por volta dos 16-18 meses, o sono pode ser alterado devido à dentição, já que é quando os quatro pré-molares, os primeiros dentes permanentes, começam a sair, o que faz com que as gengivas incomodem. Se assim for, você pode massagear as gengivas dele com um dedo enrolado em uma gaze estéril ou dar a ele um mordedor frio ou congelado.

Desenvolvimento do bebê com 18 meses

Desenvolvimento do bebê com 18 meses. Mãe e filha no carrinho de bebê

Seu filho já tentou usar o penico? Como ele reagiu?

Quanto ao resto do progresso, neste caso também não há idade precisa em que as crianças deixem a fralda. No entanto, aos 18 meses, eles começam a ser capazes de controlar o estímulo.

De qualquer forma, você não deve forçar seu filho se ele não se sentir preparado, mas você tem que entender os primeiros sinais que indicam que chegou a hora.

Algumas regras gerais:

  • Compre para ele um penico de plástico colorido com uma forma agradável e explique como ele é usado;
  • Convide-o para se sentar, sem apressá-lo e, quando ele conseguir, elogie ele;
  • Não se preocupe se ele “recuar” ou pedir que você coloque a fralda para fazer xixi ou cocô.

Se o pequeno ainda usa a chupeta, a partir dessa idade, ele deve começar a se acostumar a parar de usá-la. Como todos os hábitos adquiridos, a princípio será um pouco difícil para ele, então o ideal é acostumá-lo gradualmente e de maneira não traumática.

Como ele já é capaz de raciocinar, falando com ele, é possível que a criança ceda e decida se despedir de seu querido amigo.

LEMBRE-SE! Não fique frustrado se seu filho não deixar a fralda assim como outras crianças da sua idade. A maioria dos pequenos faz isso mais tarde. Em qualquer caso, não se esqueça de que cada criança segue seu próprio ritmo, dependendo de sua maturidade, e que você deve consultar o pediatra para quaisquer dúvidas ou preocupações que possa ter.

Ele é o profissional que saberá lhe dar uma resposta adequada.

Gostou de saber mais sobre o desenvolvimento do bebê com 18 meses? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.