Tempo de leitura: 5 minutos
Seu bebê tem oito meses de idade! Por isso, é importante conhecer mais sobre o desenvolvimento do bebê com 8 meses.
Como o pequeno não sente mais que é o centro das atenções, ele pode demonstrar uma importante “aflição de separação”, que é totalmente normal nessa idade.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o desenvolvimento do bebê com 8 meses, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
Continue acompanhando também a evolução do seu bebê mês a mês:
- Desenvolvimento do bebê com 1 mês
- Desenvolvimento do bebê com 2 meses
- Desenvolvimento do bebê com 3 meses
- Desenvolvimento do bebê com 4 meses
- Desenvolvimento do bebê com 5 meses
- Desenvolvimento do bebê com 6 meses
- Desenvolvimento do bebê com 7 meses
- Desenvolvimento do bebê com 9 meses
- Desenvolvimento do bebê com 10 meses
- Desenvolvimento do bebê com 11 meses
- Desenvolvimento do bebê com 12 meses
- Desenvolvimento do bebê com 18 meses
Crescimento e desenvolvimento do bebê com 8 meses
Por volta dos oito meses, o pequeno entende que ele é uma pessoa diferenciada de sua mãe, então ele pode se sentir inseguro quando ela se afasta dele: é o que os especialistas definem como “aflição de separação”.
Você deve ter notado que, nesse período, seu filho gosta de tocar em tudo o que vê e experimentar as diferentes sensações táteis.
Nessa idade, os bebês geralmente pesam cerca de 8 quilos e meio e medem cerca de 68-70 centímetros: eles agora estão mais “gordos” e sua pele tem dobras.
Além disso, aqui estão outras características desse período:
- Agora ele pode pegar os menores objetos, graças ao desenvolvimento do polegar. Para estimulá-lo, você pode oferecer a ele algumas peças de construção para empilhá-las: é difícil para ele ter sucesso, mas ele aprenderá a manipulá-las e fazer movimentos mais precisos, além de se divertir batendo um cubo contra o outro e jogando-os no chão;
- Normalmente, nesta fase, você pode observar suas primeiras tentativas de se levantar, segurando algum ponto de apoio com dificuldade. Assim que ele consegue, ele geralmente cai de volta ao chão, mas o importante é que ele tenha entendido como isso é feito e tente novamente até conseguir.
Alimentação do bebê de 8 meses
Aos oito meses, o bebê já pode comer cereais com glúten, iogurte e gema de ovo. Peixe branco também pode fazer parte da sua dieta. Mas quais diretrizes seguir para continuar introduzindo alimentos em sua dieta?
- Como sempre, cada novo alimento deve ser introduzido gradual e separadamente, para detectar a presença de possíveis alergias;
- Assim como durante os primeiros seis meses, a amamentação – materna ou artificial – é a fonte de alimento principal do bebê e o que o mantém bem hidratado. Agora, com a alimentação complementar, você pode começar a dar a ele um pouco de água junto com as principais refeições do dia.
ATENÇÃO! Não se esqueça de que você não deve adicionar açúcar ou sal aos purês e mingau do seu bebê. Eles não o beneficiam de forma alguma e, além disso, o acostumam a sabores que mais tarde serão muito difíceis de erradicar.
O sono do bebê de 8 meses
Como seu bebê dorme? Ele ainda acorda com frequência? Ele ainda come à noite?
Vamos ver o que acontece com frequência no desenvolvimento do bebê com 8 meses.
Problemas de sono são extremamente comuns em bebês. Muitas vezes, os pais se sentem tão desesperados que não sabem como agir.
Se este for o seu caso, em primeiro lugar, você não deve perder a paciência, tente promover o sono noturno adotando algumas rotinas antes de dormir e repetindo-as todas as noites, para que o bebê gradualmente se acostume com isso.
Em relação às rotinas, estabelecer um horário fixo na hora de dormir para o seu bebê é altamente recomendado, embora também flexível. Ou seja, não é necessário que o pequeno se deite obrigatoriamente às 20h em ponto, algo que pode angustiar a mãe ou o pai se um dos dois trabalhar até tarde e chegar em casa quando o bebê já estiver dormindo.
CONSELHO! Durante o processo de dentição, a criança pode de repente começar a acordar à noite. Se assim for, você pode massagear as gengivas dele com um dedo envolto em gaze estéril ou oferecer a ele um mordedor refrigerado.
Dicas e bem-estar do bebê de 8 meses
Um jogo que o diverte é procurar os brinquedos que você esconde dele. Nessa idade, ele já entendeu que as coisas também existem, mesmo que não possa vê-las.
O mesmo se aplica às pessoas: se você for embora, ele se rebela, porque quer mantê-lo por perto, mas ele sente que você não o abandonou e que retornará em breve.
Então, por que não dar uma reviravolta a esse novo aprendizado e brincar de esconde-esconde com ele? Tenho certeza de que ele vai se divertir e muito!
Novamente, como já dito, o estágio correspondente à chamada ansiedade de separação é absolutamente normal. Em que consiste?
- O bebê não quer se separar de sua mãe e desconfia de estranhos e pessoas com quem, muito recentemente, ele era tranquilo;
- Como sempre, pouco a pouco, ele se sentirá mais confiante novamente, embora também se torne mais seletivo com as pessoas.
Se o seu bebê nasceu com muito cabelo, é provável que seu primeiro corte de cabelo esteja perto, o que você pode fazer em casa ou no cabeleireiro. Aqui estão algumas curiosidades sobre o cabelo do bebê:
- Você deve saber que não é necessário lavar o cabelo diariamente: duas vezes por semana, usando um shampoo para bebês que não contenha produtos químicos agressivos, como parabenos e sulfatos, um perfume que não irrita os olhos e um pH equilibrado entre 4,5 e 6, é mais do que suficiente;
- Se ele tem cabelos cacheados, também pode usar condicionador.
Gostou de saber mais sobre o desenvolvimento do bebê com 8 meses? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Link permanente