Desenvolvimento do bebê com 11 meses

Tempo de leitura: 5 minutos

Embora realmente não haja muita diferença com os dez meses, aos onze meses, observamos que todos os dias eles aprendem coisas novas, exploram um pouco mais e procuram novos objetivos. Mas como é o desenvolvimento do bebê com 11 meses?

É um tempo marcado, acima de tudo, pelo desejo de companhia (eles ainda sentem a angústia da separação). E seus desejos e suas necessidades estão um passo à frente de suas possibilidades psicomotoras. 

Para ajudar você a entender mais sobre o desenvolvimento do bebê com 11 meses, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Continue acompanhando também a evolução do seu bebê mês a mês:

Alimentação do bebê de onze meses

Dsenvolvimento do bebê com 11 meses. Bebê comendo uma maça

Nessa idade, eles têm uma incrível capacidade de coordenar as mãos e a boca. Dessa forma, facilmente seguram pequenos alimentos (ervilhas, uvas, purês) para colocá-los na boca.

A maioria deles é capaz de mover comida por um longo tempo na boca sem sufocar. Bem como mordê-la com os dentes ou quebrá-la com as gengivas (alguns bebês ainda não têm dentes nessa idade).

Muitos dos bebês amamentados começam entre o décimo e o décimo primeiro mês a aceitar comida. Dessa forma, onde antes havia rostos ruins ou bocas fechadas, agora há curiosidade e desejo de tentar de tudo.

Os sólidos já devem estar presentes na dieta das crianças para evitar que elas se acostumem com a textura da “papa” e, em seguida, rejeitem a comida.

Sono do bebê de onze meses de idade

Bebê dormindo

Imprevisível, variável, sem um padrão fixo. Alguns bebês dormem algumas horas seguidas nessa idade, embora, como já mencionado antes, o sono maduro realmente não chegue até os 5-6 anos de idade. Por isso ainda é normal e comum que bebês de onze meses de idade continuem a acordar com frequência.

Ebook Segurança nas Redes Sociais, disponível para download

A aparência dos dentes, a ansiedade da separação (eles não querem se sentir sozinhos), a quantidade de coisas que aprendem durante o dia e a necessidade de sucção (além, provavelmente, de muitas outras causas), fazem com que os despertares noturnos permaneçam comuns.

Sociabilidade do bebê de onze meses

Dsenvolvimento do bebê com 11 meses. Bebê brincando com sua mãe

Aos onze meses, não há muitos novos desenvolvimentos nas áreas de socialização e linguagem do desenvolvimento dos bebês. Alguns começam a dizer mãe ou pai com bom senso, embora a maioria dos bebês não faça isso até mais tarde.

A maioria já sabe que quando algo cai ou o escondemos deles, está em algum lugar e eles o procuram apesar de não vê-lo, imitam gestos e muitos até colaboram se vestindo ou se despindo.

Eles começam a entender um pouco sobre o que é a questão das proibições e nos mostram chorando se não puderem fazer o que querem.

O mais comum é que eles não prestam muita atenção em nós, mesmo que repitamos as coisas várias vezes. 

Como pais, devemos entender que a capacidade de pensar sobre as consequências dos atos nessa idade é muito limitada (se não nula), que eles entendem apenas algumas coisas que lhes falamos e que não são capazes de memorizar normas e, portanto, internalizá-las.

O conselho é continuar repetindo as coisas (continuar dando nossa versão dos fatos), ter muita paciência e tentar desviar a atenção do nosso filho para outra coisa quando ele estiver prestes a fazer (ou estiver fazendo) algo que não queremos que ele faça.

Desenvolvimento do bebê com 11 meses

Nessa idade, a maioria dos bebês já se levanta com a ajuda das mãos da mãe e do pai ou se inclinam em móveis ou paredes e aqueles que já estavam se levantando ousam até mesmo dar algum passo sem apoio (pelo menos).

É incrível ver o quão rápido eles rastejam e como superam os obstáculos. Muitos até param, sentam-se, jogam alguma coisa e voltam a rastejar para chegar a um novo destino.

No momento em que conseguem se levantar, eles descobrem um mundo a 75 cm do chão, muito diferente daquele que observam quando estão sentados ou rastejando. 

Gavetas, mesas de centro, cadeiras, móveis baixos, DVD players, controles remotos, telefones celulares, sofás, etc., fazem parte das novidades que eles descobrem e amam.

Muitas vezes eles até se perdem pegando as coisas com as duas mãos para tocá-las, de pé até caírem ou perceberem que estão de pé sem apoio. 

Seus olhos e cabeça vão à frente de seus meios e literalmente vão para o que eles gostam ou querem naquele momento. Eles tiram a comida do seu prato, pegam sua escova de dentes, abrem suas gavetas, colocam a cabeça na máquina de lavar e se divertem descobrindo aquele micromundo fechado de metal chamado tambor, entre outras coisas.

É um estágio difícil para os pais do ponto de vista físico, porque eles não são capazes de enfrentar o perigo que isso implica e devemos tornar seu ambiente seguro, tirando os objetos de lugares altos, fechando as gavetas e portas de armários, limitando o acesso a escadas e muito mais.

No entanto, é um estágio mágico, porque a sua personalidade começa a se formar. Dessa forma, eles sorriem para você antes de fazer algo “suspeito”. Bem como você percebe que o bebê que há onze meses se enrolou em seus braços agora é uma pessoa pequena com muitas habilidades. Aproveite esse período! 

Gostou de saber mais sobre o desenvolvimento do bebê com 11 meses? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.