Tempo de leitura: 5 minutos
Parabéns, seu bebê já tem três meses de idade. Você provavelmente se sentirá mais forte e mais seguro neste momento e está aproveitando a maternidade com um pouco mais de calma do que nos primeiros meses. Mas como é o desenvolvimento do bebê com 3 meses?
Aos três meses, seu filho já é uma pequena pessoa conectada ao seu ambiente, capaz de sorrir e até mesmo soltar um balbucio tímido.
Além disso, ele tem uma melhora em sua visão, pode perseguir objetos com os olhos e é quase um especialista em controlar sua cabeça.
Esses avanços permitirão que você introduza novas rotinas de brincadeiras e estimulação.
Para ajudar você a entender mais sobre o desenvolvimento do bebê com 3 meses, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
Continue acompanhando também a evolução do seu bebê mês a mês:
- Desenvolvimento do bebê com 1 mês
- Desenvolvimento do bebê com 2 meses
- Desenvolvimento do bebê com 4 meses
- Desenvolvimento do bebê com 5 meses
- Desenvolvimento do bebê com 6 meses
- Desenvolvimento do bebê com 7 meses
- Desenvolvimento do bebê com 8 meses
- Desenvolvimento do bebê com 9 meses
- Desenvolvimento do bebê com 10 meses
- Desenvolvimento do bebê com 11 meses
- Desenvolvimento do bebê com 12 meses
- Desenvolvimento do bebê com 18 meses
Crescimento do bebê com 3 meses
Aos três meses, seu bebê já é grande e pesará entre 5-7 kg e medirá entre 56-65 cm.
O percentil 50 será de 6,5 kg para meninos e cerca de 5,8 kg para meninas. Em altura, os meninos medirão cerca de 60,4 cm e as meninas cerca de 59,2 cm.
Quero lembrá-lo de que os percentis indicam em que posição seu filho está em comparação com outros bebês do mesmo sexo, raça e idade. Dessa forma, quando falamos de um percentil 50, haveria 50% de crianças que pesariam mais do que o seu bebê e 50% que pesariam menos.
Nessas idades, os percentis muitas vezes podem deixar você obcecado e você pode tender a comparar seu filho com os outros com base nesses indicadores.
Lembre-se de que cada bebê tem sua própria evolução, portanto, além do percentil em que está, será seu pediatra que o informará se o crescimento do seu filho é adequado e saberá como tranquilizá-lo.
Se o seu filho está saudável e feliz, aproveite. O percentil é apenas um indicador comparativo, então fique tranquilo se o seu pediatra confirmar que está tudo bem.
Talvez nessa idade, ou mesmo mais cedo, você perceba que o bebê prefere sempre dormir com a cabeça virada para o lado ou sempre centrada.
Esse suporte está “moldando” seu crânio, tornando algumas áreas um pouco mais planas. Chamamos isso de plagiocefalia postural e é muito comum que tenha uma solução, então não se assuste se é o que acontece com seu filho.
Nesses casos, os pediatras geralmente dão recomendações sobre como trabalhar com seu bebê em diferentes posturas que facilitam a recuperação da plagiocefalia e, às vezes, até indicam algum sistema de suporte especial, como almofadas ortopédicas, que só devem ser usadas por recomendação profissional.
Em geral, não é recomendado o uso de qualquer tipo de almofada ou travesseiro em crianças menores de dois anos de idade, pois há risco de sufocamento.
Relação do bebê com seu ambiente
O bebê ainda é um grande fã da mãe, mas ele começa a perceber que há mais pessoas no mundo.
Mesmo que a mãe ainda seja a mais importante, ele prestará um pouco mais de atenção ao papai e até mesmo a alguns outros estranhos que se aproximam dele.
Ele interage com o meio, se assusta com ruídos e também é capaz de virar a cabeça para investigar a origem do som.
A linguagem está se desenvolvendo e muitos até balbuciam.
Seu bebê está procurando se comunicar com você e, embora o choro continue sendo sua principal ferramenta, ele está começando com outros modos de interação.
Desenvolvimento do bebê com 3 meses
Ele começa a gostar de estar de barriga para baixo, já que fortaleceu seus músculos cervicais e já é especialista em virar o pescoço.
Ele é capaz de segurar a cabeça por muito mais tempo e até mesmo alguns serão capazes de levantar a frente do peito apoiando-se nos antebraços.
É um bom momento para brincar com eles no chão, em um cobertor ou em um tapete.
Seu filho já é um especialista em perseguição ocular e poderá seguir os objetos com os olhos. Tente segurar um brinquedo colorido na frente dele e movê-lo lateralmente, para cima e para baixo. Você vê como ele não o perde de vista?
Outra grande descoberta este mês é a de suas mãos.
Parece que ele está se conhecendo em partes e, depois de três meses, você o verá olhando para suas pequenas mãos quando estiver deitado de costas. Ele tenderá a colocá-las em sua boca, embora seus movimentos ainda sejam lentos.
Alimentação do bebê de 3 meses
O bebê de 3 meses continua sendo um bebê e será, exclusivamente, idealmente até os 6 meses.
Você não deve oferecer a ele nenhum alimento além de leite, infusões ou água.
A comida é uma área onde inúmeros conselhos familiares são recebidos que nem sempre são certos. E embora a boa vontade dessas pessoas seja apreciada, às vezes tanta informação pode atrapalhar você em vez de ajudá-lo. Pergunte ao seu pediatra tudo o que você precisa saber.
A amamentação sempre deve ser sob demanda, quer você alimente com o peito ou mamadeiras.
Nessa idade, eles geralmente comem a cada 2-3 horas, em média, embora também seja normal pedir ingestões mais frequentes ou até mesmo fazer longas pausas de 6-8 horas, especialmente em bebês alimentados com mamadeira.
Você não precisa acordá-lo se isso acontecer porque ele já está maduro e pode avisá-lo se estiver com fome.
Gostou de saber mais sobre o desenvolvimento do bebê com 3 meses? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Link permanente