Tempo de leitura: 5 minutos
Continuamos nossa revisão das mudanças evolutivas que estão acontecendo no bebê durante seus primeiros meses de vida. E hoje é a vez dos dez meses, uma etapa fascinante marcada por sua maturação cognitiva, emocional e motora que encantará com momentos únicos. Mas como é o desenvolvimento do bebê com 10 meses?
Além de rastejar e transbordar energia, há sorrisos o tempo todo, seu bom senso de humor e sua velocidade de movimento. Nessa idade, os bebês são extremamente rápidos, não têm ideia do perigo e querem explorar tudo, por isso é vital condicionar o meio ambiente para torná-lo seguro.
Para ajudar você a entender mais sobre o desenvolvimento do bebê com 10 meses, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
Continue acompanhando também a evolução do seu bebê mês a mês:
- Desenvolvimento do bebê com 1 mês
- Desenvolvimento do bebê com 2 meses
- Desenvolvimento do bebê com 3 meses
- Desenvolvimento do bebê com 4 meses
- Desenvolvimento do bebê com 5 meses
- Desenvolvimento do bebê com 6 meses
- Desenvolvimento do bebê com 7 meses
- Desenvolvimento do bebê com 8 meses
- Desenvolvimento do bebê com 9 meses
- Desenvolvimento do bebê com 11 meses
- Desenvolvimento do bebê com 12 meses
- Desenvolvimento do bebê com 18 meses
Desenvolvimento do bebê com 10 meses
Se alguma coisa caracteriza bebês de dez meses de idade, são seus sorrisos contínuos. Nessa idade, a criança adora rir e nos fazer rir com suas piadas simples.
Ela também gosta que nos escondamos atrás de um lençol e a surpreendamos, façamos cócegas nela, imitemos vozes ou sons e cantemos para ela.
Nesta fase, o bebê procurará continuamente a companhia de seus pais, tanto na vigília quanto no sono. Os pais não só lhe darão paz de espírito quando ele precisar, mas eles são sua fonte de aprendizado, e graças a eles a criança aprenderá a dizer olá e dizer adeus aos outros, transformando beijos e sorrisos em sua melhor carta de apresentação.
Quanto à socialização com seus colegas, embora ela goste de ver outras crianças ao seu redor, ela não brincará com elas da maneira que entendemos. Isso porque, nessa idade eles ainda não são capazes de interagir. No entanto, eles realizarão o que é conhecido como “jogo paralelo”, ou seja, brincar ao lado de outras crianças.
Embora cada criança siga seu próprio ritmo de desenvolvimento e atinja marcos importantes quando apropriado, em geral, a maioria dos bebês de dez meses de idade é capaz de:
- Engatinhar com as mãos e joelhos, sendo um exercício muito benéfico para o seu desenvolvimento;
- Começar a se levantar agarrado aos móveis ou às nossas mãos;
- Tirar as coisas de uma caixa, explorá-las e colocá-las de volta, tornando-se um de seus hobbies favoritos.
A linguagem do bebê de dez meses
O bebê de dez meses entende muito mais do que é capaz de dizer. Ele sabe seu nome e reconhece a maneira como nomeamos sua família e amigos próximos, e também entende o significado de um grande número de palavras que costumamos usar com eles, como objetos do cotidiano ou partes de seu corpo.
Pouco a pouco, ele aprenderá algumas palavras simples, embora no momento sua palavra favorita seja “NÃO”, um monossílabo que ele repetirá com muita frequência e que o ajudará a reforçar sua autoconsciência quando perceber que é capaz de negar as coisas.
Embora acreditemos que ele ainda é muito pequeno para conversar, nos entender e nos responder, é um exercício que devemos fazer continuamente, porque falar com ele ou explicar o que vamos fazer é uma das melhores lições de aprendizado que podemos oferecer a ele.
Bebê rastejando: um grande passo em direção à sua autonomia
Nesta fase, eles geralmente estão especialmente inquietos, e se os deixarmos no chão, eles tenderão a se mover por todos os cantos da casa.
Como eles não têm a noção de perigo, é vital condicionar um ambiente seguro para que o bebê se mova com segurança: proteger portas e janelas, colocar cercas nas escadas, proteger plugues e remover quaisquer objetos perigosos de seu alcance.
Claro, nunca devemos deixá-lo desacompanhado na banheira, sofá, cama ou trocador, e quando ele estiver na cadeira alta ou no carrinho, devemos garantir que ele esteja devidamente protegido.
Da mesma forma, ao viajar de carro, você deve fazê-lo no sistema de retenção para crianças de acordo com a sua idade, sempre ao contrário e com os cintos ajustados corretamente.
Alimentação do bebê de dez meses
Comer sozinho, ou pelo menos experimentar comida, é um dos melhores aprendizados que o bebê pode ter nessa idade. A comida não é apenas algo que é comido, mas tem diferentes cheiros e texturas, e pode ser esmagado, derrubado no chão ou manipulado.
É por isso que é bom que favoreçamos sua autonomia e aprendizado natural, permitindo que eles comam sozinhos e experimentem alimentos, oferecendo-lhes utensílios que possam manusear facilmente e alimentos com texturas macias com as quais não sufocam.
Também temos que garantir que os alimentos que oferecemos sejam saudáveis e naturais, sem adição de açúcar ou sal, e fugindo daqueles alimentos perigosos para a sua idade.
Quanto às bebidas que o bebê precisa nessa idade, apenas leite e água são encontrados. Se você amamentar, lembre-se de que deve ser sempre sob demanda. E que, além da comida e de um impacto positivo em sua saúde, o peito da mãe tem conotações emocionais importantes para o bebê.
Se ele pegar a mamadeira, nunca deixe ele sozinho enquanto bebê, mesmo que ele seja capaz de agarrá-la com as mãos e colocá-la na boca.
Em suma, os dez meses do bebê são um estágio de grandes avanços baseados no aprendizado. É muito importante promover seu desenvolvimento. Mas tomando precauções extremas porque as principais características das crianças nessa idade são a curiosidade e a necessidade de explorar tudo ao seu redor.
Gostou de saber mais sobre o desenvolvimento do bebê com 10 meses? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Link permanente