Desenvolvimento do bebê com 1 mês

Tempo de leitura: 5 minutos

Sem dúvida, o primeiro mês de vida do bebê é muito especial. O nascimento de uma criança muda completamente a vida dos pais. Agora o recém-nascido está entre vocês e você terá uma tremenda adaptação pela frente. Mas como é o desenvolvimento do bebê com 1 mês?

De fato, os primeiros dias com o bebê são peculiares. A enorme felicidade de finalmente tê-lo em seus braços coexiste com desconforto pós-parto, fadiga e preocupações com seus cuidados.

Mas o bebê também está passando por grandes mudanças. Ele estava no útero da mãe há nove meses e de repente se encontra em um novo ambiente cheio de estímulos. 

Portanto, ele deve ser tratado com carinho para que sua vida externa seja a mais próxima possível do que estava acontecendo dentro do útero. Um ambiente aconchegante, acolhedor, escuro e suave.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o desenvolvimento do bebê com 1 mês, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Continue acompanhando também a evolução do seu bebê mês a mês:

Alimentação do bebê de um mês de idade

Desenvolvimento do bebê com 1 mês. Bebê sendo amamentado pela sua mãe

O melhor alimento para o recém-nascido é o leite materno. O ideal é colocá-lo no peito assim que nascer, dentro de duas horas após o nascimento. É quando o bebê desenvolve o vínculo de apego com a mãe.

É essencial para uma amamentação bem-sucedida que o bebê se apegue adequadamente ao peito. 

Existem várias posturas possíveis para encontrar a que melhor combina com você, mas o bebê deve sempre cobrir uma boa parte da aréola torácica com a boca para uma aderência correta.

A amamentação deve ser sob demanda, ou seja, amamente sempre que a criança desejar, sem estresse, horários ou frequências, tanto de dia quanto de noite.

Durante o primeiro mês, enquanto a mãe e o bebê estão se adaptando, a amamentação leva tempo. É mais do que provável que o bebê adormeça durante a alimentação e, em pouco tempo, quer o peito novamente.

A amamentação é ideal para o recém-nascido, no entanto, há mães que, por várias razões, não querem ou não podem alimentá-lo com seu próprio leite e optam pela amamentação artificial.

A amamentação artificial consiste em fórmulas de leites iniciais que devem ser cuidadosamente preparadas. A mamadeira deve ser preparada no momento da ingestão e o leite que o bebê não tomou não pode ser reutilizado.

Sono do bebê de um mês de idade

Desenvolvimento do bebê com 1 mês. Bebê recém-nascido

Um recém-nascido precisa dormir por muitas horas. Não devemos interferir no momento em que o bebê dorme, é uma necessidade fisiológica, assim como a fome ou a necessidade de afeto.

Ao longo do dia, ele se move entre a vigília e o sono, sem diferenciar dia e noite. Pouco a pouco, ele conseguirá adaptar o tempo de sono com a noite e ao tempo de vigília com o dia se introduzirmos certos hábitos. 

O padrão de sono de um recém-nascido tem duas fases: sono profundo e fase REM. Sua ordem é irregular devido à falta de ritmo da melatonina, um hormônio responsável pela regulação dos ciclos sono-vigília, que se normaliza em torno de 4-6 meses. O leite materno, por conter melatonina, favorece a regulação dos ritmos biológicos do bebê.

Ebook Segurança nas Redes Sociais, disponível para download

Mesmo que cause grande fadiga nos pais, é saudável para o bebê acordar à noite. O bebê precisa acordar para comer para evitar hipoglicemia, e as mamadas noturnas promovem o aumento da produção de leite materno.

Devido à necessidade do bebê de se alimentar com tanta frequência durante a noite e à sua necessidade de estar em contato com a mãe, o ideal é que o bebê durma no mesmo quarto que seus pais, em um berço preso à cama.

Desenvolvimento do bebê com 1 mês

Desenvolvimento do bebê com 1 mês. Bebê recém-nascido

O bebê nasce com um peso médio de cerca de 3 quilos. Nos dias após o nascimento, há uma perda de peso fisiológica de cerca de 10% do seu peso. 

É totalmente normal e se deve à perda de fluidos que ocorrem após o parto. Nos próximos dias, ele recuperará esses gramas perdidos, ganhando de 180-200 gramas por semana.

O comprimento médio de um recém-nascido é de 50 cm, um pouco menor no caso das meninas, enquanto o perímetro craniano é de cerca de 34 cm. 

Não é bom ficar obcecado com o ganho de peso do recém-nascido. Contanto que ele tome as mamadas com frequência e troquemos sua fralda cerca de 6-8 vezes ao dia, não há necessidade de se preocupar.

É importante esclarecer que os bebês alimentados com fórmulas tendem a ganhar mais peso do que aqueles alimentados com leite materno.

Os bebês no primeiro mês de vida são capazes de:

  • Direcionar seu olhar para um ponto específico e seguir um rosto com os olhos;
  • Encontrar a voz da mãe;
  • Ver a uma curta distância de 30-40 cm;
  • Ficar assustado com um barulho alto;
  • Faz caretas.

Sociabilidade do bebê de um mês de idade

Desenvolvimento do bebê com 1 mês. Mãe e fiho deitado na cama

De fato, durante o primeiro mês, a figura da mãe é essencial para a vida do pequeno. O relacionamento com os outros começa com a mãe e depois se expande para outras pessoas. 

Embora pareçam muito pequenos para nós, eles já mostram preferências por rostos humanos, e não apenas são capazes de perceber o calor, o cheiro e a voz da pessoa que cuida deles, mas também reagem com movimentos de seu corpo a essa voz. Ou seja, já existe uma resposta para a interação com outro ser humano.

Gostou de saber mais sobre o desenvolvimento do bebê com 1 meses? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.