Desenvolvimento do bebê com 4 meses

Tempo de leitura: 6 minutos

Seu bebê já tem quatro meses de idade! Você tem dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê com 4 meses? 

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o desenvolvimento do bebê com 4 meses, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Continue acompanhando também a evolução do seu bebê mês a mês:

Crescimento e desenvolvimento do bebê com 4 meses

Desenvolvimento do bebê com 4 meses.

Por volta dos quatro meses, você provavelmente terá que voltar ao trabalho após sua licença maternidade. É um dos momentos críticos para a amamentação e para o estado emocional da mãe e do bebê. Se você for forçado a voltar ao trabalho:

  • Você deve ter pesado muito bem quem será a pessoa que cuidará do seu filho durante as horas que você trabalha: a avó, uma babá, a creche… Quem quer que seja a pessoa escolhida, é essencial que os pais estejam bem convencidos da decisão tomada e que você tenha total confiança na pessoa escolhida.

Agora que o segundo trimestre começa, seu crescimento diminuirá minimamente e, enquanto durante o primeiro trimestre cresceu 10,5 centímetros e ganhou peso até 200 gramas por semana, entre quatro e seis meses crescerá um total de 6,5 cm e ganhará 2 quilos de peso, chegando a 6 ou 7 quilos.

O que mais você deve ter em mente sobre o seu bebê de 4 meses?

  • Em suma, nessa idade, o bebê não para de se mover. Agora, você não pode mais deixá-lo sozinho por um momento, muito menos em um lugar elevado, como o trocador ou uma cama, porque ele corre o risco de cair. É muito importante garantir a segurança do bebê;
  • Se você o colocar de barriga para baixo, ele será capaz de levantar a cabeça e segurar as mãos abertas;
  • Além de aprender observando, em seu cérebro ele tem neurônios espelho, ou seja, células nervosas que permitem imitar expressões faciais e os movimentos dos outros;
  • Neste momento, como a boca do bebê é hipersensível, sua principal maneira de explorar o mundo ao seu redor é colocar tudo o que puder em sua boca, desde suas próprias mãos até brinquedos.

Alimentação do bebê de 4 meses

Desenvolvimento do bebê com 4 meses. Bebê sendo amamentado

É possível que, seguindo sua própria percepção, o conselho de parentes ou conhecidos, ou mesmo certas indicações médicas obsoletas, após quatro meses você seja tentado a introduzir um alimento diferente do leite, como, por exemplo, adicionar uma pequena quantidade de cereais sem glúten na mamadeira do seu filho.

A este respeito, você deve saber que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até seis meses. De qualquer forma, é melhor esperar um pouco mais para introduzir novos alimentos.

De fato, se a amamentação for alterada pelo seu retorno ao trabalho, existem maneiras de continuar amamentando bombeando seu próprio leite. 

Ebook Segurança nas Redes Sociais, disponível para download

Você pode comprar uma bomba de leite, armazenar suas próprias reservas e fazer com que a pessoa que cuida do seu filho a ofereça a ele em uma mamadeira, em um copo ou em uma colher, de acordo com as preferências do pequeno.

CONSELHO! Se você tiver que voltar ao trabalho e estiver preocupada que a amamentação seja interrompida e será forçado a mudar para a fórmula, avise o pediatra. Tenho certeza de que ele pode te ajudar!

O sono do bebê de 4 meses

Desenvolvimento do bebê com 4 meses. Bebê dormindo no colo de sua mãe

De fato, o sono noturno do seu filho pode ser interrompido por pequenos “incidentes”, como:

  • Ele não arrotou. Quando o pequeno de repente acorda chorando ou é difícil para ele adormecer, ele provavelmente tem um pouco de gás que não pode expulsar e isso o incomoda.

Neste caso, você deve segurar o bebê em seus braços e descansar a cabecinha dele no seu ombro, batendo-o nas costas.

  • Ele tem uma fralda suja. É outra razão que pode motivar um despertar noturno do bebê chorando. 

Em suma, nesse caso, você só precisa verificar se a fralda está suja e trocá-la. Não se esqueça de aplicar uma camada de creme.

LEMBRE-SE! O bebê não acorda apenas por causa da fome ou falta de conforto. Às vezes, as razões são mais simples do que você pensa. Descarte todas as possibilidades!

Dicas e bem-estar do bebê de 4 meses

Bebê e sua mãe sentados em cima da cama

Em suma, você é uma das mães que pode contar com a ajuda dos avós? Você deve saber que é uma sorte poder contar com a experiência de pessoas que já criaram filhos.

  • Os avós têm a vantagem de que você pode confiar totalmente neles, devido às dúvidas (e ao preço) geradas pela contratação de uma babá ou pelo valor da creche.
  • O relacionamento com os avós contribui para o crescimento sereno da criança, que se sente cercada de afeto e atenção.
  • O importante é que todos mantenham seu papel e todos estejam cientes de que os pais são insubstituíveis.

Nesta fase do desenvolvimento linguístico, é conveniente para a mãe falar com ele com calma e carinho para capturar sua atenção e interagir com ele.

  • Não há necessidade de se preocupar se a criança ainda não tiver um amplo repertório de vocalizações.
  • No entanto, atenção especial deve ser dada se o pequeno não sorrir, não produzir nenhum som ou não reagir quando a mãe falar com ele.

De fato, você tem animais de estimação em casa? Embora ainda haja tempo para seu filho interagir com ele, você deve ter cuidado para que seu cão ou gato não se sinta deslocado pelo recém-chegado. Se houver animais de estimação em casa, tenha em mente o seguinte:

  • Em suma, continue levando-o para passear ou alimente-o ao mesmo tempo que antes, para que ele não sinta que suas rotinas mudaram.
  • Não deixe o animal entrar no quarto da criança ou em seu berço e não os deixe juntos se não estiver sob sua supervisão cuidadosa: qualquer gesto involuntário do seu filho pode confundir o animal.

Gostou de saber mais sobre o desenvolvimento do bebê com 4 meses? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.