Tempo de leitura: 5 minutos
Feliz cinco meses, mamãe! O tempo voa e pouco resta do recém-nascido pequeno. Agora você tem um bebê completo em seus braços. Mas como é o desenvolvimento do bebê com 5 meses?
Estamos muito perto dos 6 meses, e você verá como, a partir deste mês, a evolução do bebê será rápida e fascinante.
Para ajudar você a entender mais sobre o desenvolvimento do bebê com 5 meses, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
Continue acompanhando também a evolução do seu bebê mês a mês:
- Desenvolvimento do bebê com 1 mês
- Desenvolvimento do bebê com 2 meses
- Desenvolvimento do bebê com 3 meses
- Desenvolvimento do bebê com 4 meses
- Desenvolvimento do bebê com 6 meses
- Desenvolvimento do bebê com 7 meses
- Desenvolvimento do bebê com 8 meses
- Desenvolvimento do bebê com 9 meses
- Desenvolvimento do bebê com 10 meses
- Desenvolvimento do bebê com 11 meses
- Desenvolvimento do bebê com 12 meses
- Desenvolvimento do bebê com 18 meses
Crescimento e peso do bebê de 5 meses
Aos cinco meses de idade, os bebês pesam entre 6 e 9,3 kg para meninos e entre 5,5 e 8,9 kg para meninas. O percentil 50 será de 7,5 kg para meninos e 6,9 kg para meninas.
O ganho de peso desde o nascimento está diminuindo e, embora nos primeiros meses ganhe entre 500 e 1.000 g por mês, esse aumento agora será menor.
Então, não se preocupe, você não precisa esperar que seu bebê pese um quilo a mais a cada mês. Na verdade, se fosse esse o caso, eles seriam gigantes!
A partir dos 5 meses de idade, eles geralmente ganham entre 400 e 600 g por mês, em média.
Como sempre digo, o peso nunca é um valor que, por si só, define a saúde de uma criança. E não deve ser o único parâmetro em que confiamos ao decidir sobre a dieta do seu bebê.
O peso é apenas mais uma informação que terá que ser contextualizada. Um bebê saudável e feliz, com desenvolvimento psicomotor adequado, xixi e cocô normais, que cresce… é um bebê saudável, não importa o seu peso.
O mesmo vale para a altura dele. O percentil 50 é de 65,7 cm para meninos e 63,9 cm para meninas, mas, novamente, é um indicador e dependerá de cada bebê e de sua evolução.
Seu pediatra saberá dizer se o seu ganho de peso e altura são adequados. Portanto, tente não comparar seu filho com outros bebês, já que cada bebê é único e merece atenção única.
Relação do bebê com seu ambiente
Aos 5 meses, o bebê já é muito seletivo para quem ele dedica seus sorrisos. Embora até agora seu bebê sorria para praticamente qualquer estímulo, agora ele só sorrirá para aqueles que reconhece como próximos.
Ele é capaz de reconhecer não apenas a mãe e o pai, mas também outros membros de sua “família” e, da mesma forma, saber quem é estranho.
É comum que, nessa idade, o mundo ao seu redor seja tão atraente que muitas vezes o distraia do que já foi suas principais tarefas.
Assim, seu filho não fica mais preso por horas no peito, mas aprendeu a fazer uma extração eficaz de leite e, durante a alimentação, faz uma pausa para olhar para tudo. Que barulho foi esse? Onde está o papai? O cabelo da mamãe é tão bonito… Tudo é novo e brilhante.
Desenvolvimento do bebê com 5 meses
Quero lembrá-lo de que, aos 5 meses, seu bebê já deve ter uma boa fixação ocular e perseguição de objetos em movimento.
Agora, ele não apenas segura bem a cabeça, mas também começa a tentar se mover. A maioria não será capaz de ficar de quatro, mas poderá tentar rastejar encostando a barriga no chão.
Quanto mais tempo ele tiver no chão, maior a probabilidade de que seu filho comece a progredir.
Ele também continuará tentando se virar e muitos bebês terão sucesso.
Seu bebê pega os objetos, os coloca na boca e até os troca. Este não é um marco insignificante e requer uma coordenação importante.
Nessa idade começa a brincadeira interminável de jogar tudo o que vem em suas mãos. E sim, pode ser uma brincadeira que te deixa louco, mas seu filho vai adorar.
Alimentação do bebê de 5 meses
O aleitamento materno exclusivo é a melhor dieta nos primeiros 6 meses de vida. Não há nada que seja mais nutritivo, digestivo ou adaptado a essa idade. Nada.
A amamentação deve ser sob demanda, embora seja muito provável que, nessa idade, você tenha notado que as ingestões diurnas ficaram muito espaçadas com pausas de até 3-4 horas.
Se você estiver alimentando-o com fórmula adaptada, em princípio, isso é mais do que suficiente e você não precisará de alimentação complementar até o próximo mês.
Então, se o seu bebê tiver um desenvolvimento correto, seu pediatra provavelmente lhe dirá para continuar o mesmo até seis meses.
Apesar da insistência daqueles ao redor do bebê de que você deve começar a alimentação complementar, é melhor esperar um pouco.
Depois de seis meses, o bebê estará muito mais preparado para se alimentar do que está agora.
Ele pode ser capaz de se manter em um assento estável na cadeira alta e sintonizar pegando comida e colocando-a na boca.
Esses avanços permitirão que ele, quando começar na alimentação complementar, o faça de maneira consciente e participativa.
Seu bebê aos 6 meses será capaz de ver, tocar, pegar e colocar comida na boca, sendo um sujeito ativo de sua própria nutrição. Mas, por enquanto, é melhor continuar amamentando.
No que diz respeito aos cereais hidrolisados, as sociedades científicas não recomendam seu uso devido ao seu alto teor de açúcares que favorecem, entre outros, obesidade e cáries.
Gostou de saber mais sobre o desenvolvimento do bebê com 5 meses? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!
Link permanente