Tempo de leitura: 5 minutos
Parabéns, seu bebê tem seis meses de idade, meio ano! Agora é hora de saber mais sobre o desenvolvimento do bebê com 6 meses.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o desenvolvimento do bebê com 6 meses, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
Continue acompanhando também a evolução do seu bebê mês a mês:
- Desenvolvimento do bebê com 1 mês
- Desenvolvimento do bebê com 2 meses
- Desenvolvimento do bebê com 3 meses
- Desenvolvimento do bebê com 4 meses
- Desenvolvimento do bebê com 5 meses
- Desenvolvimento do bebê com 7 meses
- Desenvolvimento do bebê com 8 meses
- Desenvolvimento do bebê com 9 meses
- Desenvolvimento do bebê com 10 meses
- Desenvolvimento do bebê com 11 meses
- Desenvolvimento do bebê com 12 meses
- Desenvolvimento do bebê com 18 meses
Crescimento e desenvolvimento do bebê com 6 meses
Seu bebê já tem meio ano de idade! Aos seis meses, o bebê reconhece os diferentes tons de voz de sua mãe: ele chora quando se sente desconfortável e ri quando está feliz. O que mais ele faz nessa idade?
- Seus movimentos são muito mais intencionais, como quando ele estica os braços pedindo à mãe ou ao pai que o segurem em seus braços;
- Também controla muito melhor o movimento de suas mãos, segurando e movendo objetos e até mesmo segurando a mamadeira com as duas mãos;
- Ele já controla muito mais a parte superior do corpo, pega objetos com a mão e começa a manipulá-los e coloca tudo na boca. Nesse sentido, é importante que você não deixe ao alcance do bebê quaisquer objetos que possam ser colocados na boca, já que é seu principal meio de exploração e conhecimento;
- Ele também começa a manter as costas retas para se sentar;
- Suas pernas já são capazes de segurar seu peso: segure-o na posição vertical e convide ele a pular, um exercício que, sem dúvida, fortalecerá seus músculos e o preparará para quando ele rastejar e andar, além de fortalecer seu equilíbrio e a parte superior do seu corpo.
No sexto mês, o bebê pesa uma média entre sete e oito quilos (dependendo do sexo) e mede cerca de 65-67 centímetros.
Com o passar das semanas, a memória do bebê melhora, para que ele possa antecipar o que vem depois de algo. Se você sempre seguir a mesma rotina no momento do banho ou antes de dormir, o bebê pode ficar animado por volta dessa hora.
Alimentação do bebê de 6 meses
Você já começou a dar ao seu filho os primeiros alimentos além do leite? A partir dos seis meses de idade, a amamentação ou a amamentação artificial podem começar a ser completadas com outros alimentos.
Mas o que você deve ter em mente para o bom funcionamento da dieta complementar?
- Normalmente, começa com cereais, que são adicionados ao leite e podem ser tomados em mingau ou na mamadeira, e frutas;
- As primeiras frutas são geralmente banana, maçã e pêra;
- Em seguida, passe para vegetais;
- O importante é introduzir cada novo alimento gradualmente, atualizar pouco a pouco para os novos sabores e, acima de tudo, identificar possíveis alergias alimentares o mais rápido possível.
Você conhece o desmame liderado por bebês? É um método de introduzir a alimentação complementar do bebê “autodirigida” pelo pequeno.
Em outras palavras, a alimentação complementar é autorregulada pelo bebê, como uma alternativa à introdução tradicional de novos alimentos.
É um método que vem ganhando seguidores nos últimos anos. O notável é que os tempos e a ordem da introdução de novos alimentos não são tão rigorosos, e novos alimentos são introduzidos de uma maneira “mais livre”, por assim dizer, embora sempre seguindo as instruções do pediatra.
LEMBRE-SE! Seja qual for a sua filosofia de introduzir outros alimentos além do leite materno ou fórmula na dieta do seu bebê, não se esqueça de que você deve sempre agir a critério do pediatra.
O sono do bebê de 6 meses
Você já preparou o quarto do bebê para ele? Por volta de seis meses, é um bom momento para passar o bebê para o próprio quarto, se desejar. O que ter em mente?
- No começo, será um pouco desconfortável, já que você terá que sair do quarto se o bebê ainda acordar à noite ou reclamar por algum motivo;
- No entanto, isso também fará com que você ganhe intimidade com seu parceiro e liberdade de movimento.
ATENÇÃO! Lembre-se de que a decisão do local onde o bebê vai dormir é apenas dos pais. Se você decidir que o pequeno continuará dormindo no seu quarto com você, não há problema. No entanto, outros pais podem encontrar vantagens no pequeno dormindo separadamente.
Dicas e bem-estar do bebê de 6 meses
De fato, a partir dos seis meses de idade, os primeiros dentes do bebê, dentes de leite, podem começar a aparecer. O que ter em mente?
- Geralmente, os primeiros a se destacar são os incisivos inferiores, algo que pode causar desconforto e dor ao bebê, que ficará mais irritado, dormirá pior, babará mais e levará tudo o que estiver ao seu alcance para a boca;
- Você pode aliviar o desconforto com um mordedor que você pode armazenar na geladeira ou freezer para acalmar seu bebê se suas gengivas estiverem inchadas ou doloridas.
Em suma, nessa idade, o bebê já é capaz de se virar sozinho, o que é um ótimo momento! Pode se mover da posição deitada para o lado, o que causará situações de espanto e diversão para todos que testemunham esses movimentos.
Aconselho que você aproveite todos e cada um desses momentos inesquecíveis.
Da mesma forma, é provável que ele comece a responder às suas palavras balbuciando sons que parecem significar “pai” ou “mãe”: prepare-se porque o momento da primeira palavra está se aproximando e a emoção é grande.
Gostou de saber mais sobre o desenvolvimento do bebê com 6 meses? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.