Tempo de leitura: 6 minutos
O desenvolvimento da linguagem da criança passa por várias etapas, e o papel dos pais é fundamental para ajudar a estimular fala.
Há muitas maneiras de estimular esse desenvolvimento, seja no dia a dia ou com atividades, brincadeiras e gestos.
Essa estimulação ajuda as crianças a adquirir suas primeiras palavras, e o mais importante: a se comunicarem com clareza.
Para entendermos melhor sobre esse assunto, o blog Educa Pais trouxe mais um conteúdo: o desenvolvimento da linguagem na vida das crianças. Aqui você encontra tudo sobre educação infantil e primeira infância. Aproveite para conferir e uma ótima leitura!
Estimular a linguagem
Aprender a falar é um processo que começa no nascimento, quando o bebê experimenta como sua própria voz soa. Durante essa fase, a criança irá balbuciar, gritar e fazer sons engraçados.
Por isso, a participação da família nos primeiros anos de vida da criança é fundamental para ajudá-la a desenvolver sua fala.
Confira as dicas que podem te ajudar a estimular a linguagem e fala do seu filho.
Ouça e converse
Geralmente, as crianças têm a tendência de copiar o que os pais estão fazendo, ou seja, é super importante reservar um tempinho para conversar com ela todos os dias.
A dica é aproveitar algumas atividades para estimular a fala, como a hora do banho, de se vestir, das refeições, brincadeiras e passeios. Nesse sentindo, você pode estimulá-la dizendo o nome dos objetos, suas funções ou qualidades, assim como as partes do corpo e a cor dos alimentos, por exemplo.
Narrar as atividades é um exercício que ajuda a aumentar o vocabulário da criança e ainda fortalece o vínculo familiar e cria boas memórias.
Escute e cante músicas
Você sabia que a atividade cerebral das crianças aumenta quando elas ouvem música? Pois é! Escutar música é prazeroso, divertido e ainda pode estimular a linguagem dos bebês. O legal é que dá para introduzir a música em atividades do dia a dia também.
Além disso, as crianças armazenam as palavras e, uma hora ou outra, acabam usando, mesmo que de maneira errada. Dessa forma, seu vocabulário aumenta, até mesmo os pequenos que não foram alfabetizados. É desta forma que a criança forma as primeiras palavras, pela familiaridade.
Leia o artigo: “A influência da música na vida das crianças”.
Leia livros
A leitura traz inúmeros benefícios para os bebês, principalmente quando as palavras são pronunciadas de forma clara e interativa.
Incentive o hábito da leitura em casa com os livros da Leiturinha!
No desenvolvimento da linguagem, as expressões são capazes enriquecer o vocabulário das crianças já que elas representam o que está sendo lido, ou seja, a criança consegue assimilar a palavra ao gesto. Inclusive, aos três anos de idade, a criança amplia muito o seu repertório de palavras, chegando a ter um vocabulário de até 1.000 palavras.
Além disso, a leitura desperta a atenção, imaginação e curiosidade e ainda ajuda a trabalhar o reconhecimento das emoções.
Leia o artigo: “A importância da leitura”.
Use frases completas
Frases mais elaboradas são uma ótima dica para introduzir novas palavras no repertório da criança durante o desenvolvimento da linguagem. Quando estiver conversando com ela, prefira frases como: “Você quer beber água gelada ou natural?” Ao invés de simplesmente dizer: “Quer beber água?”
O processo de desenvolvimento da linguagem
Cada criança tem suas características, mas, há fases semelhantes de acordo com cada idade. Veja a seguir:
0 a 12 meses
Podemos chamar esse estágio de pré-linguístico, ou seja, a criança não usa palavras, sua maneira de se comunicar é através do choro e riso.
Sendo assim, ela chora se está com fome, com frio ou se preciso de algo. Da mesma forma, ela sorri quando está feliz e grita para pedir coisas.
É nessa fase que a criança aprende a pronunciar vogais e pode produzir algumas palavras simples como “mama” e “papa”.
12 a 24 meses
Nesse período, a criança já usa palavras simples, entende comandos, apontam figuras ou objetos e reconhece o próprio nome e apelido, respondendo quando é chamada. Além disso, nessa fase a criança:
- Usa gesto representante;
- Identifica partes do corpo;
- Utiliza o próprio nome.
Algumas crianças conseguem ter um bom domínio de vocabulário e estruturas linguísticas no final dessa fase.
Lembrando que a evolução do desenvolvimento da linguagem depende do estímulo que ela recebe das pessoas ao seu redor.
Leia o artigo: “Crianças de 0 a 3 anos: 5 principais preocupações dos pais”.
2 a 6 anos
Nessa fase a criança já consegue combinar palavras e formar frases simples, mas, até os 6 anos, ela ainda pode apresentar alguns erros, como a ausência da letra R em “prato” – “pato”. Além disso, ela consegue:
- Identificar objetos familiares pelo nome e uso;
- Referir a si mesmo na 3.ª pessoa;
- Elaborar perguntas usando, “como”, “porque” e “onde”.
Contudo, o nível de compreensão também se desenvolve e a criança consegue ter uma narrativa mais organizada. Por fim, espera-se que até os 5 anos ela tenha domínio de todos os fonemas da língua.
Atrasos de aprendizado
Algumas crianças podem apresentar dificuldades no desenvolvimento da linguagem, isso pode gerar resultar em algum problema de aprendizado na escola.
Leia o artigo: “Dificuldades de aprendizado”.
Quando tiver dúvidas quanto ao desenvolvimento da linguagem e fala da criança, não hesite em procurar um fonoaudiólogo.
É comum que algumas crianças precisem de ajuda nesse processo e, quanto antes iniciar o tratamento, melhor e mais rápido serão os resultados, evitando que essa dificuldade possa atrapalhar a aquisição de leitura e escrita, por exemplo.
Contudo, o uso de celulares e vídeo games pode ser prejudicial durante esse processo já que diminui o tempo que a criança investe em brincadeiras lúdicas e, principalmente, em momentos de interação com os pais.
Saiba mais sobre tecnologia na infância.
Conclusão
O desenvolvimento da linguagem e da comunicação na vida das crianças tem tudo a ver com o mundo ao seu redor. Por isso, ressaltamos algumas dicas que podem te ajudar a estimular a linguagem e fala do seu filho, como:
- Ouvir e conversar;
- Escutar e cantar músicas;
- Ler livros;
- Usar frases completas.
Esperamos que tenham gostado da leitura! No blog Educa Pais você pode ler tudo sobre o universo das crianças.
Link permanente