Proteínas para as crianças: entenda a importância e os benefícios

Tempo de leitura: 5 minutos

Qual a importância das proteínas para as crianças?

De fato, as proteínas são nutrientes compostos de aminoácidos, que são necessários para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. No início da vida, as proteínas são obtidas exclusivamente do leite materno, então a OMS recomenda a amamentação como a alimentação exclusiva de bebês até os 6 meses de idade, mas continuando-a como um suplemento à dieta até os 2 anos. 

Ao iniciar a alimentação complementar, as crianças também devem incluir alimentos ricos em proteínas em sua dieta. 

Para ajudar você a entender mais sobre os proteínas para as crianças, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Leia o artigo: “Carboidratos para as crianças: entenda a importância e os benefícios”.

O que são proteínas?

Proteínas para crianças. Lista das proteínas

Como mencionado anteriormente, as proteínas são compostas por uma cadeia de aminoácidos que são os principais componentes das células e tecidos do corpo. O consumo de proteínas, portanto, é essencial para o crescimento, desenvolvimento e manutenção do corpo.

Importância das proteínas para crianças

Proteínas para crianças. Pai dando comida na boca da filha

Além das razões mencionadas no parágrafo anterior, as proteínas são necessárias na dieta humana pelas seguintes razões:

  • Com elas, o corpo é capaz de reparar seus próprios tecidos ao longo da vida.
  • Elas fazem parte de hormônios essenciais para o corpo, por isso contribuem para o bom funcionamento do corpo.
  • As proteínas são uma importante fonte de energia.
  • Elas fazem parte do sistema imunológico, por isso são necessários para que o corpo seja forte e combata vírus, bactérias, entre outros microrganismos.

Leia o artigo: “Introdução alimentar, por onde começar?”.

Quais as melhores proteínas para as crianças?

Proteínas para crianças. Criança segurando um garfo e uma faca

A proteína deve fazer parte da dieta saudável de crianças e adolescentes, especialmente para aqueles que se exercitam regularmente. 

Elas são necessárias quando precisamos de energia depois de ter feito alguma atividade física para o reparo dos músculos. 

Vamos falar sobre alguns alimentos ricos em proteínas que devemos incluir na dieta de nossos filhos. Eles não são os únicos, já que podemos encontrar muitos mais, mas alguns dos que nossos filhos geralmente gostam.

1. Os ovos

Eles são considerados os alimentos com mais proteína do que os existentes, uma vez que fornecem 13 gramas por unidade. 

Acima de tudo, na gema de ovo, mas você tem que ter em mente que também é o que tem o mais alto nível de colesterol e gordura. Crianças alérgicas a ovos devem ter cuidado.

2. O salmão

É um dos peixes favoritos das crianças e também uma excelente fonte de proteína de alta qualidade. Considera-se que uma porção de 100 gramas contribui com cerca de 20 gramas. 

Além disso, é um peixe rico em gordura saudável ou ômega 3, por isso é muito benéfico para o cérebro de nossos filhos.

3. O frango

Se quisermos incluir carne branca na dieta de nossos filhos, o peito de frango fornece mais proteína. 100 gramas de peito de frango fornecem 22 gramas de proteína. 

Uma carne com baixo teor de gordura que oferece muitas possibilidades de preparação para nossos filhos. 

Ebook Segurança nas Redes Sociais, disponível para download

4. Nozes

Outro dos alimentos que eles mais gostam, mas com os quais devemos ter cuidado quando são pequenos por causa da asfixia. Por exemplo, amendoim e pistache são as nozes mais ricas em proteínas. Um bom alimento para recarregar proteínas no lanche.

5. Queijo parmesão

Embora achemos incrível, 100 gramas de queijo parmesão contêm 28 gramas de proteína. Um alimento que as crianças adoram, mas com o qual devemos ter cuidado, porque também tem um alto teor de gordura e muitas calorias.

6. Carne bovina

Ela é tradicionalmente considerada a rainha das proteínas. Um filé de carne bovina de 100 gramas contém 24 gramas de proteína de alta qualidade. 

O problema é que ela também contém colesterol e gordura e não é aconselhável abusar de seu consumo. Uma boa ideia é alterná-lo no consumo de carnes brancas, como frango ou peru.

Leia o artigo: “Alimentos que ajudam as crianças a crescerem”.

7. Iogurte grego

Uma sobremesa que as crianças adoram e que pode fornecer até duas vezes mais proteína do que qualquer iogurte. 

Este tipo de iogurte é mais concentrado do que o normal e tem uma média por unidade de 10 gramas de proteína. Nos supermercados, podemos encontrá-los naturais e de diferentes sabores.

8. Grão de bico

Outro alimento que contém muita proteína é o grão de bico. Estima-se que 100 gramas de grão de bico contenham 19 gramas de proteína. Uma leguminosa perfeita no inverno para pratos como ensopado.

9. Aveia

Este cereal tem muita proteína e uma boa escolha para o café da manhã dos nossos filhos. Aveia pode ser adicionada ao leite ou iogurte ou bolos deliciosos podem ser preparados com ela. Um cereal de sabor agradável que as crianças geralmente gostam.

10. Gelatina

Finalmente, recomendamos uma sobremesa tradicional que todas as crianças adoram: gelatina. Curiosamente, pode fornecer uma boa quantidade de proteína. 

Estima-se que cada 100 gramas de gelatina contenha 84 gramas de proteína, caso seja de origem animal. 

Conclusão

Nossos filhos precisam manter uma dieta equilibrada e saudável. Sua dieta deve incluir carboidratos, gorduras e proteínas. 

Estes últimos são essenciais porque fornecem energia, ajudam a fortalecer ossos e músculos, fortalecem o sistema imunológico, regulam a atividade e a função das células e mantêm e reparam tecidos. 

Além disso, eles são responsáveis pela formação de sucos digestivos, hormônios, hemoglobina, enzimas e vitaminas.

Gostou de saber mais sobre os proteínas para as crianças? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.