Tempo de leitura: 6 minutos
Os carboidratos para as crianças são importantes em qualquer dieta, mas se tornam mais relevantes quando se trata da dieta de seus filhos.
O fato é que a função dos carboidratos é fundamental para o seu desenvolvimento e crescimento adequados.
Para vê-los crescerem saudáveis e fortes, é muito importante que você os alimente de maneira equilibrada e saudável.
Além disso, você deve conhecer a contribuição nutricional dos diferentes alimentos que você fornece a eles.
Para ajudar você a entender mais sobre os carboidratos para as crianças, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Leia o artigo: “Proteínas para as crianças: entenda a importância e os benefícios”.
Introdução
Um dos principais nutrientes da dieta infantil são carboidratos. Este grupo de macronutrientes é a principal fonte de energia que o corpo tem para manter o ritmo da vida.
Mas preste atenção!
Nem todos os carboidratos são igualmente recomendados: existem carboidratos simples e complexos, e estes últimos são os que melhor se adaptam às necessidades de crianças e adultos.]
Leita também: “Introdução alimentar, por onde começar?”.
Carboidratos simples
Eles se assimilam mais rapidamente ao corpo, o que faz com que você tenha uma sensação quase instantânea de plenitude.
Além disso, metabolizando facilmente, eles podem aumentar os níveis de açúcar mais rapidamente.
Neste grupo estão os monossacarídeos, como glicose, frutose e galactose, que não são mais decompostos; e dissacarídeos, como sacarose (açúcar tradicional) e galactose, que são facilmente decompostos em monossacarídeos.
Frutas, vegetais e mel são exemplos de monossacarídeos; enquanto leite, produtos lácteos e açúcar de mesa são exemplos de dissacarídeos.
Tenha em mente que, embora a fruta contenha frutose, ela é assimilada mais lentamente em seu corpo devido à presença de fibra, desde que você a consuma inteira.
Complexos
A assimilação de carboidratos complexos é contrária à dos simples. Estes são lentamente absorvidos pelo corpo.
Além disso, eles apaziguam os picos de glicose e geram uma sensação prolongada de saciedade.
Estes são encontrados em derivados, farinha de trigo integral, como macarrão ou pão, grãos integrais, arroz, vegetais ricos em amido e legumes, como lentilhas, grão de bico ou feijão.
Esses carboidratos também fornecem fibras que podem promover a digestão de seus filhos.
Qual o papel dos carboidratos para as crianças?
Ao preparar alimentos com carboidratos para sua família, você ajuda esses nutrientes a participar de funções muito específicas dentro do corpo.
Energia
A função dos carboidratos é fornecer combustível ao cérebro e a todo o sistema nervoso. Eles também são responsáveis por economizar proteínas e regular gorduras.
Como eles são uma das fontes de energia que o corpo possui, os carboidratos ajudam o corpo a realizar suas funções físicas, orgânicas e psicológicas, como mover, pensar e favorecer a estrutura e a função de nossas células, tecidos e órgãos.
Cerebral
Em uma criança, o cérebro consome 100 gramas de glicose. Isso é necessário para as funções do sistema nervoso central.
Além disso, previne tonturas e fadiga.
Dieta equilibrada: quantos carboidratos seus filhos devem consumir?
Os carboidratos são um dos nutrientes mais importantes na dieta das crianças, mas, como tudo o mais, eles devem ser regulados. Se eles não forem consumidos de forma equilibrada, podem levar a diabetes, obesidade e até mesmo problemas cardíacos.
Como recomendação geral, a dieta de crianças com mais de 6 anos de idade deve ter uma média de 55% de carboidratos por dia, em referência a um prato equilibrado.
No entanto, não se esqueça de consultar seu nutricionista para obter clareza sobre as necessidades específicas de seus filhos.
De qualquer forma, para que os pequenos comam bem, é melhor limitar o consumo de carboidratos simples.
Entre eles doces, sucos processados com adição de açúcar e produtos ultra processados.
Além disso, incentive a ingestão de frutas, pães integrais, grãos integrais e produtos lácteos com baixo teor de açúcar.
Alimentos que contêm carboidratos saudáveis
1. Arroz integral
A Harvard School of Public Health estabelece que o arroz integral contém fibras, vitaminas B1 (tiamina) e B6, minerais como magnésio, fósforo, selênio e manganês. Além disso, contém naturalmente três componentes comestíveis: farelo, gérmen e endosperma.
A fibra e os nutrientes do arroz integral fornecem carboidratos saudáveis e podem ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Isso ocorre porque são alimentos com baixo índice glicêmico. Isso significa que leva mais tempo para ser digerido e aumenta lentamente a glicose em seu corpo.
2. Quinoa
A quinoa é um alimento reconhecido por suas propriedades nutricionais e dietéticas. Fornece quantidades significativas de proteínas de alta qualidade e carboidratos saudáveis que excedem o valor biológico de outros cereais.
É rico em aminoácidos essenciais e minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Contribui para a digestão e ajuda a regular os níveis de glicemia.
3. Aveia inteira
A aveia integral é um tipo de cereal que tem muitos benefícios nutricionais. Eles fornecem um alto teor de fibras alimentares, carboidratos saudáveis, fitoquímicos, vitaminas do complexo B e minerais.
É um alimento com capacidade antioxidante que cuida da saúde do coração e do cérebro. Além disso, melhora a digestão e a absorção de nutrientes, o que produz uma sensação de saciedade.
4. Cenoura
A cenoura é um tubérculo crocante, saboroso e muito nutritivo. É uma boa fonte de betacaroteno, fibras, vitamina K1 e B6, potássio e antioxidantes.
Também fornece água e carboidratos saudáveis que podem aumentar a plenitude e diminuir a ingestão de calorias nas refeições, por isso contribuem para uma dieta de perda de peso.
5. Brócolis
O brócolis é um vegetal crucífero rico em muitos nutrientes. Especialmente vitaminas C, K e ácido fólico, e em minerais como potássio, ferro e manganês.
Além disso, fornece carboidratos digestíveis saudáveis que consistem principalmente em fibras. Portanto, ajuda a promover a saúde intestinal e pode reduzir o risco de várias doenças.
Gostou de saber mais sobre os carboidratos para as crianças? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Link permanente