Tempo de leitura: 5 minutos
Palmas úmidas, respiração rápida e seca… se isso acontece com o seu filho, ele pode sofrer de transtornos de ansiedade. Por isso, é importante encontrar formas de tranquilizar uma criança ansiosa.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como tranquilizar uma criança ansiosa, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Dicas para acalmar e tranquilizar uma criança ansiosa
O transtorno de ansiedade é uma síndrome comum em crianças. Aqui estão algumas ações eficazes para reduzir o estresse do seu filho e tranquilizá-la.
1. Ouvi-lo é muito importante
Para confortar seu filho, a primeira coisa a fazer é ouvi-lo. Não dramatize a situação que seu filho está enfrentando, mas também não a minimize.
Faça perguntas a ele e incentive-o a entrar em contato com você. Se ele estiver relutante, não o force, mas explique a ele que ele pode vir e falar com você a qualquer momento sobre o que o íreocupa. Seu filho então se sente confiante e levado a sério.
2. Faça um termômetro para regular os transtornos de ansiedade
Para ajudar seu filho a identificar a intensidade de sua ansiedade e tranquilizá-lo melhor, faça um termômetro de emoções.
Desenhe um termômetro que varie de 0 (tranquilidade) a 10 (pânico total). Dessa forma, seu filho será capaz de avaliar seu nível de ansiedade e verbalizá-lo melhor graças ao termômetro de emoções.
3. Convide seu filho a se expressar através da brincadeira
As crianças às vezes acham difícil expressar suas emoções. Ao contrário dos adultos, não é fácil para elas colocarem palavras nas coisas que as afligem.
É por isso que o método de expressão através da brincadeira é muito eficaz. Com jogos e cenários de RPG, seu filho pode mais facilmente recriar o que o preocupa. Então você pode tranquilizá-lo melhor.
4. Explique ao seu filho as mudanças na vida
Se o seu mini ser humano tem medo de uma mudança futura, reserve um tempo para explicar as coisas para ele. Por exemplo, se ele está preocupado com uma mudança de escola, mostre a ele sua nova escola antes do início do ano letivo.
Se a ideia de se mudar é sinônimo de medo ou pânico, dê um passeio no seu futuro bairro regularmente. Isso permitirá que ele se prepare melhor para essa nova situação.
5. Trabalhe na respiração profunda
Esta técnica de relaxamento muito simples faz milagres nos pequenos. Há muitos exercícios de respiração profunda, mas este é perfeito para começar.
Deitado de costas, seu filho deve colocar uma mão na barriga e a outra no peito. Ao se concentrar em sua barriga, ele então respira fundo pelo nariz, conta até quatro, depois expira pela boca, contando também até quatro.
Essa respiração que requer o diafragma, ajuda a diminuir a frequência cardíaca e oxigena o cérebro.
Dessa forma, a respiração profunda ajuda as crianças a gerenciar melhor suas emoções e regular seu estresse.
Leia o artigo: “Meditação e saúde emocional na infância”.
6. Chame a atenção do seu filho para os sucessos dele
De fato, concentrar-se nos sucessos do seu filho é muito reconfortante para ele. Por exemplo, você pode lembrá-lo dos medos que ele tinha quando era pequeno e que ele conseguiu superar com grande sucesso!
Você também pode ajudá-lo a manter uma lista de seus orgulhos para aumentar sua autoconfiança.
7. Cuidado com erros
Evite pronunciar frases como: “não importa” ou “não se preocupe”. Elas têm pouco efeito na redução da ansiedade.
Além disso, não evite situações que assustem seu filho a todo custo. Em vez disso, diga a ele para lidar com isso de forma gradual e gentil.
Por fim, um dos erros mais frequentes, mas que deve ser evitado a todo custo: tente não passar suas próprias ansiedades para o seu filho.
8. Consulte um profissional de saúde se a ansiedade se intensificar
Se, apesar dessas dicas, os transtornos de ansiedade persistirem ou se intensificarem, consulte seu médico ou pediatra. Ele pode então encaminhá-lo a um especialista para fazer terapia cognitivo-comportamental ou psicoterapia.
Como vemos que uma criança está ansiosa?
Diferentes sinais permitem reconhecer uma criança ansiosa:
- Uma mudança repentina de comportamento (mau humor, raiva, tristeza, etc.);
- Consequências físicas (palmas úmidas, respiração irregular, dor de estômago, dores de cabeça, desejo de vomitar, etc.);
- Uma necessidade constante de ser tranquilizada;
- Problemas de sono (pesadelos, dificuldade em adormecer, etc.);
- Falta de concentração;
- Reações excessivas.
Leia o artigo: “O que o filme Divertida Mente nos ensina sobre as emoções”.
Como ajudar uma criança ansiosa?
Para tranquilizar uma criança ansiosa, você pode, por exemplo:
- Fique atento a ela e faça perguntas a ela;
- Esteja presente e disponível sem superproteger;
- Não dramatize ou minimize a situação;
- Dê-lhe um grande abraço;
- Faça-a fazer exercícios de relaxamento;
- Destaque seus sucessos;
- Incentive seu filho a se expressar através de brincadeiras ou desenhos.
Conclusão
Uma criança ansiosa é uma criança que tem seu desenvolvimento afetado. Afinal de contas, ela evitará conversar com outras crianças ou também evitará certas situações que são importantes para o seu crescimento.
Dessa forma, você deve buscar todas as formas possíveis para tranquilizar a criança ansiosa.
Dessa forma, como dito ao longo do artigo, se essas dicas não funcionarem, busque ajuda de um profissional da área.
Gostou de saber mais sobre como tranquilizar uma criança ansiosa? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Link permanente