Tempo de leitura: 5 minutos
O uso da internet na vida cotidiana é um fato, as crianças crescem cercadas por novas tecnologias, redes sociais e informações através da rede. Graças à internet, é possível se conectar com todos, o que permite uma maior conexão neste mundo globalizado. A internet é uma janela para o mundo, para o aprendizado, conhecimento ou diversão. Mas como ensinar a criança sobre internet?
De fato, a rede não está isenta de perigos e os mais vulneráveis são as crianças. Por esse motivo, é essencial ensinar as crianças a fazer bom uso da internet e das redes sociais.
Porque, apesar da existência de métodos de controle para os pais, a realidade é que é possível quebrar essas medidas de segurança facilmente se não souber como configurá-las corretamente. Portanto, além de controlar o uso cibernético das crianças, é essencial que elas saibam como usar a internet com segurança.
Para ajudar você a entender mais sobre como ensinar a criança sobre internet, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Dia Mundial da Internet Segura
A rede está cheia de perigos e o uso indevido da internet pode colocar todos em uma situação vulnerável, mas especialmente crianças e adolescentes.
Com o objetivo de educar as crianças nas comunicações e no uso saudável das redes, em 2004 foi proposto promover o Dia Mundial da Internet Segura.
A ideia surge com a intenção de conscientizar a sociedade sobre a responsabilidade de alcançar uma internet mais segura para as crianças.
Todos os anos e por ocasião desta iniciativa, a plataforma oficial oferece atividades e recursos educacionais para treinar crianças e jovens, orientando-os para um uso consciente.
Dessa forma, as famílias podem compartilhar suas ideias e ajudar outras pessoas em todo o mundo a alcançar uma internet segura juntas.
Leia também o artigo: “Os riscos da exposição excessiva nas redes sociais”.
Os benefícios de conhecer as novas tecnologias
Estudos mostram que as pessoas que têm mais domínio da tecnologia são capazes de se expressar criativamente. Essa característica também lhes dá independência e confiança em sua capacidade de resolver problemas de forma autônoma e as ajudará a se adaptar à escola.
Ter habilidades tecnológicas também abrirá muitas oportunidades para a próxima geração de jovens. É útil ser mentalmente ágil e saber como se adaptar a um mundo que está em constante mudança e que está cada vez mais tecnológico.
Durante o tempo de tela permitido de seus filhos, você pode ensiná-los a serem habilidosos com tecnologia. Para fazer isso, peça a eles para ajudá-lo a abrir e fechar guias, tirar e excluir fotos, atualizar aplicativos, etc. Explique a eles tudo o que eles fazem.
Como ensinar a criança sobre internet?
As crianças podem usar a internet com controle e segurança. Mas para conseguir isso, é essencial que elas recebam educação extensa e constante sobre o uso e controle da internet e das redes sociais.
Por outro lado, o controle e supervisão constantes pelos pais são essenciais. Além disso, é essencial prestar atenção ao comportamento das crianças e estar atento a possíveis mudanças de atitude.
Leia o artigo: “Os perigos da internet na vida do seu filho e como evitá-los”.
Converse com seus filhos e estabeleça limites
As crianças nasceram e cresceram com a internet, faz parte de sua vida e da maneira como se comunicam. Eles são capazes de reconhecer termos e conceitos, mas isso não significa que eles os entendam e entendam sua utilidade.
É essencial conversar com as crianças e definir claramente quais são as aplicações apropriadas para elas e quais não são. Além disso, você deve estabelecer limites de uso em termos de idade das crianças, nível de maturidade e outros aspectos de sua personalidade.
Por outro lado, as contas devem ser controladas por adultos. As crianças não devem ter senhas secretas, nem a possibilidade de criar novas contas sem supervisão.
Privacidade
É muito importante que as crianças estejam cientes dos perigos de aceitar pedidos de estranhos, bem como fazer upload de fotos pessoais para a internet.
Portanto, é essencial que você fale claramente com eles e que eles sejam muito claros sobre o perigo de fornecer informações pessoais a estranhos.
As crianças devem saber que, sob nenhuma circunstância, devem estabelecer contato com perfis de pessoas que não conhecem.
Estabeleça regras desse tipo:
- Não forneça informações pessoais, como o nome da escola, endereço de residência, números de telefone, nome completo, nome dos pais, etc;
- Nunca faça upload de fotos para a internet, onde você possa ver claramente a rua onde mora, o nome da escola ou detalhes que podem torná-la reconhecível;
- Sob nenhuma circunstância eles podem trocar fotos em particular com estranhos.
Uso limitado
Ficar viciado na internet é fácil para qualquer um, muito mais pode ser para uma criança. Portanto, é muito importante estabelecer um limite de tempo para o uso da internet. Incentive outros tipos de atividades, como esportes, leitura, jogos em família, etc.
A internet oferece infinitas possibilidades, diversão para todos os gostos, novas formas de comunicação e até mesmo as profissões do futuro. Tornar a rede um lugar seguro é tarefa de todos.
Gostou de saber mais sobre como ensinar a criança sobre internet? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Link permanente