Tempo de leitura: 5 minutos
A gentileza é uma das qualidades humanas que melhor refletem a essência humana, já que a pessoa gentil é boa, benigna e benevolente. Mas e nessa era digital, como ensinar uma criança sobre gentileza na internet?
Para fazer com que as crianças saibam o que é gentileza, o exemplo é a melhor ferramenta. O modelo oferecido pelo adulto lhe dirá muito mais do que mil palavras.
E seu efeito será mais imediato e profundo se esse adulto realizar ações que revelem comportamentos gentis. As crianças devem aprender que é melhor ajudar, entender e cooperar, em vez de agredir ou maltratar.
Para ajudar você a entender mais sobre gentileza na internet, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
A sociedade precisa de mais gentileza
Julgar os outros parece ser uma atividade que todos praticam… é fácil postar comentários sobre outras pessoas, quem quer que sejam.
A crueldade não é nova; tem sido feita desde os tempos antigos. Mas hoje em dia, facilidade, velocidade e anonimato virtual significam que as pessoas podem fazer julgamentos sobre os outros sem precedentes. As crianças estão aprendendo o que veem ao seu redor.
As crianças se concentram no presente e não pensam muito sobre as consequências do futuro, então podem não perceber todos os efeitos de comportamentos como maldade, exclusão ou intimidação em outras crianças.
Elas são por natureza egocêntricos, isso significa que nem sempre serão capazes de se colocar no lugar de outra pessoa ou fazer um esforço consciente para pensar em como outra pessoa poderia se sentir, ou seja, ter empatia.
Isso não significa, no entanto, que as crianças sejam naturalmente más. Na verdade, as crianças são programadas para ter empatia pelos outros e querem ajudar.
Pais, cuidadores, professores e outros adultos podem tirar proveito desses instintos naturais e incentivar as crianças a pensar sobre os sentimentos de outras pessoas antes de agir e ensiná-las a praticar a bondade em suas vidas diárias.
Leia o artigo: “Como ensinar a criança sobre internet?”.
Como ensinar o seu filho sobre gentileza na internet?
Ensine através do exemplo
As crianças veem os adultos como modelos. Portanto, uma das maneiras mais fáceis de ensinar seu filho ou filha a ser gentil é ser gentil.
Pratique atos aleatórios de bondade com seus vizinhos, seja voluntário onde eles mais precisam de você e certifique-se de que seu filho entenda por que você está fazendo isso e como eles também podem trazer um pouco mais de bondade para o mundo, ajudando os outros.
Ensine ao seu filho que suas ações não precisam ser ótimas para ter um impacto: às vezes, algo tão pequeno quanto sorrir para um amigo no playground e convidá-lo para brincar pode tornar seu dia um pouco mais brilhante.
Leia o artigo: “Os riscos da exposição excessiva nas redes sociais”.
Compartilhe histórias de gentileza
Além de mostrar ao seu filho o que significa ser gentil e como ele também pode praticar bondade em sua comunidade, outra ótima maneira de ensiná-lo sobre a importância de sempre ser gentil é compartilhando histórias de bondade.
Estas podem ser na forma de histórias pessoais, livros, filmes… você escolhe! Existem muitas opções diferentes criadas especialmente para crianças que destacam a importância de serem boas umas com as outras.
Essas histórias não só podem atuar como um poderoso catalisador para as crianças liberarem o bem onde quer que vão, mas também são uma ótima maneira de desenvolver outras habilidades, como sua imaginação.
Ensine a criança a dizer coisas boas
A bondade não só acontece através de ações, mas também quando falamos. Dito isto, uma ótima maneira de incentivar seu filho a ser mais gentil é ensinar a ele a importância e o poder que as palavras podem ter e a maneira como falar gentilmente pode fazer a diferença.
Certifique-se de que eles entendam que, se não tiverem nada gentil para dizer a alguém, é melhor ficar quieto e pensar por que eles podem estar sentindo essas emoções negativas.
Uma vez que eles tenham tido a oportunidade de pensar, converse com eles sobre a importância de nunca falar se o que eles dizem pode ferir os sentimentos de outra pessoa.
Seja bom com os outros
As crianças precisam de lembretes sobre como se colocar no lugar de outra pessoa. Diga ao seu filho para pensar antes de dizer algo sobre alguém… Como ele se sentiria se descobrisse que outra pessoa estava tirando sarro dele ou criticando-o por não saber como fazer algo certo?
Pergunte se ele gostaria que alguém o ridicularizasse por tentar ou o rejeitasse por não fazer algo? Ensinar empatia é uma parte fundamental do ensino da bondade às crianças.
Use palavras gentis
É uma boa ideia fazer com que as crianças tenham o hábito de serem amigáveis e dizer algo bom para alguém. Você terá que ser um bom exemplo e ser gentil com as pessoas com quem interage ao longo do dia.
Deixe seu filho ver como você diz coisas boas para outras pessoas…
Conclusão
Apesar de estarmos em uma era digital, o ensino da gentileza na internet começa no ambiente físico.
É preciso que o seu filho entenda como ser gentil de uma forma geral e não apenas ao usar a internet. Isso o tornará uma boa pessoa.
Gostou de saber mais sobre como ensinar seu filho sobre gentileza na internet? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.