Uso da internet por crianças menores de idade

Tempo de leitura: 6 minutos

É um fato indiscutível que a Internet traz para as novas grandes gerações, benefícios e oportunidades. No entanto, os adultos devem estar cientes de que isso também carrega seus riscos que, às vezes, podem ter sérias consequências. Por isso, é fundamental estar atento ao uso da internet por crianças menores de idade.

Para ajudar você a entender mais sobre o uso da internet por crianças menores de idade, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Uso da internet por crianças menores de idade

Uso da internet por crianças menores de idade. Duas crianças consumindo conteúdos na internet

Abaixo estão os principais riscos do uso da internet por crianças menores de idade:

Informações não adequadas para menores

Existem certos tipos de conteúdo que, se visualizados, podem afetar até mesmo adultos, então um menor pode ficar bastante traumatizado, dependendo do que vê.

Se falamos de conteúdo violento ou sangrento, os pequenos podem ser lembrados de como eles se sentiram à noite e acordarem assustados.

Para crianças pequenas, é aconselhável usar o YouTube Kids. Este aplicativo, disponível para Android e iOS, é perfeito para eles, pois permite apenas acesso a conteúdo adequado para crianças pequenas, como vídeos de desenhos animados, musicais, vídeos educacionais, etc.

Além disso, várias opções estão disponíveis acessíveis apenas aos pais, para que você possa impedir a busca por determinados vídeos ou restringir a visualização de outros, definir um temporizador para limitar o tempo em que eles assistirão a vídeos, etc.

Leia o artigo: “Os perigos da internet na vida do seu filho e como evitá-los”.

Entrar em contato com pessoas sem boas intenções

Plataformas de bate-papo podem ser muito divertidas, elas ajudam a conhecer pessoas de qualquer lugar, conhecer outras culturas, aprender…

Mas, ao mesmo tempo, elas representam um grande risco, já que há predadores que afirmam ser quem não são (sexo, idade, lugar, etc), a fim de obter algo do menor com quem entraram em contato, tanto material audiovisual quanto para se ver pessoalmente.

Aqui devemos mencionar a importância de não fornecer dados que possam permitir que terceiros acessem a criança pessoalmente. Se a escola onde ele estuda for mencionada, alguém pode tentar entrar em contato.

Em relação aos dados pessoais que são fornecidos, é melhor se limitar ao nome da cidade.

Essas plataformas de bate-papo atraem a atenção das crianças imediatamente, portanto, se elas são crianças pequenas, quando mostram interesse nessas ferramentas, uma boa maneira de apresentá-las é usar junto com elas, como um jogo. 

Convide-as a perguntar algo à outra pessoa, ou ajudá-la a responder, e assim que notarmos algo estranho nas mensagens recebidas, podemos nos desconectar e explicar por que fizemos isso, para que eles não caiam em engano e aprendam a se comportar quando estão sozinhos.

Jogos ou desafios virais perigosos

Neste ponto, tenho certeza de que praticamente todos leram algumas notícias sobre desafios virais que causaram sérios danos e até mortes.

Estes são jogos que começam como algo simples e acabam ficando complicados. São desafios que são feitos on-line, que começam com coisas como parar alguém na rua, fazer cortes no corpo e, em alguns casos, até pular de um prédio como o último teste.

Mostrar a eles notícias de crianças que morreram por realizar o desafio pode ser positivo.

Podemos ainda não ser capazes de evitá-lo, já que todo adolescente é um mundo, mas de acordo com os casos, eles pelo menos estarão cientes com antecedência e ignorarão aquele que os convida a entrar.

Ebook Segurança nas Redes Sociais, disponível para download

Compartilhar fotos ou vídeos 

É mais comum do que pensamos que os menores compartilhem imagens de si mesmos se exibindo.

Existem aplicativos de bate-papo por vídeo em que um usuário transmite de sua câmera enquanto outros usuários se conectam para ver o remetente. 

Sabendo disso, como pais, é importante dizer a eles que fazer isso pode ser muito perigoso. Embora nessa idade eles considerem isso algo sem importância, eles precisam estar cientes de que essas transmissões geralmente são gravadas, e fotos e vídeos podem acabar em algumas páginas da internet.

E o mesmo vale para aplicativos ou bate-papos onde você adiciona amigos e mantém chamadas de vídeo privadas, uma a uma, bem como em plataformas de bate-papo anônimas, onde o sistema conecta você automaticamente a outro usuário aleatório. Todas essas transmissões podem ser gravadas para divulgação posterior.

Nesse caso, você tem que estar ciente se seu filho ou filha passa muito tempo trancado no banheiro, já que pode ser uma pista de que ele ou ela pode estar fazendo algo que ele não quer que vejamos. 

Ele também pode fazer isso do seu quarto, portanto, se a porta passar muito tempo fechada enquanto ele estiver com seu celular, seria aconselhável falar sobre isso.

Leia o artigo: “A importância de limitar o tempo de tela das crianças”.

Fazer compras online

Ter aplicativos como Amazon, Wish, AliExpress, etc. instalados em seu celular ou tablet pode representar um risco se as medidas de segurança apropriadas não forem tomadas. 

Um menor, mesmo sem má intenção, pode acessar e pesquisar produtos, adicioná-los à lista de compras e fazer o pagamento.

É melhor configurar o aplicativo para exigir algum tipo de chave. Outra opção é bloquear a abertura de todo o aplicativo usando um PIN ou impressão digital.

Mas não são apenas a compra em aplicativos que representam um risco. Hoje em dia, praticamente todos os chamados jogos gratuitos para celular ou tablet usam o sistema pay-to-play, o que basicamente significa pagar para jogar.

Eles permitem que você jogue sem pagar nada, mas limitam o tempo de jogo, movimentos, etc., de modo que, se você quiser mais, deve usar pedras preciosas, que por sua vez são obtidas com dinheiro.

O que devemos fazer é configurar o dispositivo para solicitar uma senha ou impressão digital para fazer pagamentos, para que a criança não possa fazer esse tipo de compra em jogos por conta própria.

Gostou de saber mais sobre o uso da internet por crianças menores de idade? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.