O papel do pai no desenvolvimento infantil

Tempo de leitura: 4 minutos

Não há dúvida de que os pais desempenham um papel importante na vida de seus filhos, e estudos comprovam que filhos de pais presentes apresentam uma maior capacidade cognitiva, comportamental e em muitos outros aspectos no desenvolvimento da criança.

Antigamente existia um modelo familiar padronizado, onde o pai se encarregava do sustento da casa e a mãe era a única responsável pela educação dos filhos, porém esse conceito vem mudando, e hoje vemos cada vez mais pais interessados em participar da criação e educação dos filhos.

Para entender melhor essa questão, aconselho a leitura do artigo onde falo sobre a difícil tarefa de ser mãe. Tenho certeza que este artigo trará uma visão sobre o papel e responsabilidade dos pais na educação dos filhos!

O papel do homem na paternidade

Pai lendo um livro para a sua criança (filho) sentados no sofá

O apoio emocional fornecido pelo pai faz com que os filhos entendam o quanto são amados e valorizados, tornando-os mais propensos a terem uma autoestima maior no futuro. Eles também adquirem uma resistência maior às adversidades do dia a dia, e são mais seguras diante de novas situações e desafios.

O pai fornece um modelo masculino positivo para seus filhos, e ajuda a promover bons comportamentos, sendo assim, as crianças com pais mais participativos, tendem a ter um autocontrole maior e agem com menos impulsividade.

Todo pai têm uma oportunidade única de compartilhar sua perspectiva de vida e ensinar aos filhos habilidades necessárias!

Ebook 3 simples passos para evitar as birras, disponível para download

Pode parecer óbvio, mas ter um pai presente faz com que o filho se sinta amado, vendo em seu pai, uma fonte constante de amor e encorajamento.

A importância de um pai no desenvolvimento da criança é inegável, por todos os motivos já mencionados e, sobretudo, porque as crianças veem em seus pais, um espelho para a vida!

A importância do pai no desenvolvimento infantil

Pai ajudando sua filha com a lição de casa (estando presente no seu desenvolvimento)

Para ficar mais claro, elenquei alguns tópicos sobre os efeitos e a influência que os pais exercem no desenvolvimento infantil:

Proteção

Um pai participativo proporciona ao filho um sentimento de segurança, seja físico, emocional ou mental. Quando uma criança sabe que seu pai estará lá, não importa qual seja a situação, intuitivamente ela cria um senso de confiança, segurança e estabilidade.

Educação

Como parte fundamental na educação, o pai deve ensinar aos filhos os princípios e valores básicos que devem seguir em suas vidas. É dever de um pai instruir seus filhos sobre o código de conduta que precisa ser adotado enquanto vive na sociedade e também sobre como enfrentar o mundo.

Exemplo

Os filhos estão sempre de olho nas atitudes dos pais. Quem nunca ouviu a frase que as palavras convencem, mas o exemplo arrasta? Seus filhos imitarão seu comportamento e se transformarão em homens com características semelhantes de seus pais, e as meninas também usarão seus pais como modelos, em alguns casos, buscando as mesmas características de sua personalidade no futuro companheiro, quando adulta!

Companheirismo

Formar um relacionamento saudável com o seu filho irá preparar o terreno para vocês se tornarem amigos quando adultos. Existe coisa melhor? No entanto, é importante ressaltar que se faz necessário estabelecer limites para que seus filhos não ‘abusem’ da sua boa vontade.

Como já vimos aqui, ter um relacionamento próximo e amigável com seus filhos, os tornará menos tentados a desviarem-se do caminho certo e cair em hábitos ruins.

Sabedoria 

Um pai deve ser capaz de aconselhar seus filhos se eles precisarem. Ajude-os a resolver seus problemas com sensibilidade e confiança, sejam eles assuntos relacionados a escola ou pessoais. Também ensine como reagir diante de uma circunstância difícil e permita que eles saibam que você dará seu apoio, mesmo que tudo o que se pode fazer é dar um abraço. Vocês não têm ideia do quanto isso significa para seu filho! 

Cooperação

Em lares onde ambos os pais estão envolvidos na educação dos filhos, esse equilíbrio reflete diretamente na vida da criança. Quando há omissão de um dos pais, geralmente as crianças se tornarão suscetíveis a culpa, ansiedade e estresse, o que frequentemente causará problemas emocionais.

Amor

Como diz o poeta, sem amor nada seríamos. Um ambiente repleto de amor, empatia, respeito, tanto entre os pais como os filhos, é a receita para um adulto consciente e firme das suas decisões. 

Vale lembrar que durante todo o texto foi discorrido sobre a importância do papel do pai, sem nunca esquecer que a mãe é detentora dos mesmos direitos e responsabilidades.

Conclusão

Não se esquive das responsabilidades, interaja, observe e oriente seus filhos. Você não apenas os ajudará a amadurecerem, como também a se tornarem adultos mais equilibrados, além de criar recordações que vocês terão em seus corações durante toda as suas vidas.

Mais uma vez é bom frisar que a união dos pais em todas as responsabilidades da criança, é que vai resultar no sucesso do ser humano que eles estão educando!