Tempo de leitura: 4 minutos
Você está grávida ou planejando ter um bebê? No entanto, você sente que seu cônjuge está ansioso para assumir essa futura paternidade? De fato, ter medo de se tornar pai é comum, afinal de contas, não nascemos preparados para algo tão grandioso!
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como lidar com o medo de se tornar pai, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
Por que a paternidade pode assustar?
Várias razões podem ser a causa da ansiedade por parte de alguns homens quando eles vão se tornar pai:
- O medo de não ser maduro o suficiente;
- Medo do parto;
- Medo de não saber como cuidar de um bebê;
- O medo de não estar financeiramente à altura da tarefa;
- O medo de não ser um bom pai;
- Medo de ter um filho com deficiência;
- Medo de ser excluído pela esposa.
7 dicas para lidar com o medo de se tornar pai
Futura mãe, seu desejo por um bebê é muito forte e você gostaria que esse fosse o caso do seu parceiro também, não é? Aqui estão 7 dicas para ajudá-lo a superar os medos de se tornar um pai.
1. Certifique-se de que seu cônjuge esteja pronto para se tornar pai
Toda mãe deseja que no nascimento do seu bebê, o pai esteja ao seu lado. Antes de embarcar nesta aventura, certifique-se de que o futuro pai esteja pronto para estar contigo nessa nova jornada.
Aos 20 anos, é normal que ele ainda não se sinta maduro o suficiente e ainda se considere muito novo. Por outro lado, se ele tiver 40 anos, deve-se temer que nunca esteja pronto…
Leia o artigo: “O papel do pai no desenvolvimento infantil”.
2. Traga-o para as aulas de preparação para o parto
Se é o parto que preocupa o futuro pai, ele pode ir com você para algumas aulas de preparação para o parto. Ele então saberá como será esse momento.
Esteja ciente, no entanto, de que a presença dele ao seu lado também não é obrigatória e força-lo a fazer algo poderá ser ruim.
Sua mãe ou irmã ficarão encantadas em compartilhar esse momento com você!
3. Diga a ele como cuidar de um bebê
Saber cuidar de um bebê não é inato, mas pode ser aprendido. Antes do nascimento, assista a tutoriais juntos para aprender a trocar uma fralda, como carregar seu bebê, como dar a mamadeira a ele, etc.
Quando o bebê nascer, simplesmente mostre a ele como fazer e, acima de tudo, confie nele. Não o culpe por sua maneira de fazer as coisas, mesmo que isso não corresponda exatamente ao seu.
4. Diga a ele que sua presença é mais importante do que sua carteira
Se toda mãe tivesse que esperar até o pai se estabelecer confortavelmente na vida, com trabalho estável e casa própria, poucos casais se tornariam pais! Imaginamos, muitas vezes erroneamente, que a chegada de um bebê é cara. Este não é o caso.
O importante para o seu filho é a sua presença e a do pai dele, não a espessura da sua carteira. Portanto, deixe isso claro para o pai que tem medo de não estar financeiramente preparado.
5. Conforte-o em sua capacidade de ser pai
Seu cônjuge tem medo de ser um pai ruim?
Tavez ele não teve uma boa referência paterna em casa, seu pai pode ter sido violento ou prejudicial e agora ele não quer reproduzir os mesmos padrões para o seu filho.
Conforte-o nesse momento! Quer sejamos mãe ou pai, todos nós cometemos erros e ninguém é perfeito.
6. Compartilhe seus medos de não ter o filho ideal
Esta é a ansiedade de todos os pais durante a gravidez: e se meu bebê nascer com uma deficiência? O ultrassom está aqui para tranquilizá-lo.
Em 99% dos casos, o bebê está em perfeita saúde! Se ainda houver algo suspeito, o médico irá ajudá-los orientando da melhor forma possível.
Ele explicará os cuidados a serem prestados após o nascimento, as medidas a serem tomadas, etc. Vocês nunca estarão sozinhos nesta aventura.
7. Assegure-o sobre seu lugar como pai e cônjuge
O lugar do pai nem sempre é bem explicado. Portanto, é normal que seu cônjuge se preocupe com o que ele será quando o bebê nascer.
De fato, muitas mães, completamente sobrecarregadas por sua maternidade, abandonam o pai, que então se encontra em segundo plano.
Tente, tanto quanto possível, permanecer um casal unido, ter uma vida sexual mesmo durante a gravidez. Em suma, façam as mesmas coisas que antes da gravidez.
Da mesma forma, aproveite um momento sozinha ou com suas amigas, deixando seu querido cuidar do seu bebê sozinho. Assim, eles construirão sua relação pai/filho juntos para o bem da sua família.
Gostou de saber mais sobre como lidar com o medo de se tornar pai? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.