Como os pais podem se preparar para a volta às aulas?

Tempo de leitura: 6 minutos

Ebook 101 Receitas de Papinhas, disponível para download

E as aulas voltaram! Retornar para a escola pode trazer diversas emoções, tanto para as crianças quanto para os pais. Da ansiedade em conhecer novos alunos e professores à empolgação em comprar novos materiais e roupas.

Embora quase todas as famílias passem por esse processo de volta às aulas de maneira um pouco diferente, uma coisa é certa: gerenciar essa nova rotina na vida dos filhos, pode dar trabalho. A boa notícia é que existem muitos passos que pais e filhos podem adotar para tornar essa adaptação mais fácil.

1. Regule o sono

Não tem nada mais estressante do que tentar readaptar o sono das crianças, após o período de férias, não é verdade? Para tornar o processo de volta às aulas menos estressante ao seu filho, é importante que ele comece dormindo mais cedo nos dias que antecedem o início das aulas, para que sua rotina possa ir se estabelecendo aos poucos.

2. Encontre um lugar especial para a tarefa

Determine um ambiente tranquilo e aconchegante para que ele possa fazer a lição de casa diariamente.  Se você tiver um escritório em casa, ótimo. Se não tiver, não tem problema, o quarto da criança pode ser o local escolhido ou mesmo a mesa da cozinha. O importante é estabelecer um lugar que o seu filho possa usá-lo para estudar.

Outro ponto muito importante, é estabelecer um horário para a realização da tarefa todos os dias. Tudo organizado fica muito mais fácil para manter o controle.

Seu filho tem dificuldades para estudar? Então não deixe de ler o artigo sobre dificuldades de aprendizado, é muito importante para nós pais, estarmos presentes na educação dos nossos filhos.

3. Desligue a TV e os videogames

Para muitas crianças, férias é sinônimo de videogames e programas de TV sem fim. As crianças geralmente não gostam quando precisam abrir mão desse tempo de lazer quando às aulas começam.

Acha que seu filho está extrapolando e vai ser difícil se readaptar as rotinas novamente? Leia nosso artigo sobre como impor limites nos filhos.

4. Mantenha-se informado

Antes do inicio das aulas, muitas escolas enviam aos pais informações sobre o conteúdo que será ensinado ao longo do ano, datas importantes que devem ser lembradas e mais uma série de informativos. 

Leia atentamente essas anotações, participe das reuniões de pais e mestres e marque todas as datas importantes em seu calendário ou agenda.

5. Organize-se

A melhor maneira de se preparar é mantendo a organização. Com a escola vem uma enorme quantidade de papeladas e informações, que se não estiver organizado, pode causa esquecimento ou prejudicar o seu filho de alguma forma.

6. Faça o check-up na saúde do seu filho

Isso é muito importante. Com a volta às aulas seu filho acaba ficando exposto as bactérias e contaminações, por isso é melhor fazer check-up completo da saúde do seu filho. Verifique a carteira de vacinação e pergunte ao seu pediatra, as melhores maneiras de manter seu filho saudável durante todo o ano letivo.

É importante que o seu filho comece a criar hábitos de higiene em casa, para que ele possa levá-los para a escola, para que evite qualquer tipo de contaminação ou doenças.

O primeiro dia na escola

Filha com a mãe no primeiro dia de escola (volta às aulas)

Quando as crianças estão começando a estudar pela primeira vez, o nervosismo tende a tornar as coisas mais tensas do que deveria. O medo do desconhecido é real e atinge todas as idades, desde os mais pequenos até os adolescentes. O ideal é que os pais levem os filhos para a nova escola antes do primeiro dia, para que a criança possa aprender o caminho para a escola e ver o local. Na maioria das instituições de ensino, existe um período de adaptação entre a criança, a escola e os pais. 

Se seu filho está para começar no jardim de infância, também pode ser útil ler alguns conteúdos segmentados sobre o assunto. Existem muitos livros formidáveis que mostram como é um dia escolar e como uma criança pode lidar com possíveis imprevistos que possam surgir.

Ebook segurança nas redes sociais, disponível para download

Recomendo a leitura do livro Meu Primeiro Dia na Escola, da editora infantil Usborne Publishing. Este livro conta a história de cinco amigos que estão para começar o seu primeiro dia na escola. O livro narra de forma bem-humorada a rotina escolar, para que a criança se familiarize com as rotinas escolares, que vai desde o momento de se vestir pela manhã até o retorno para casa. Um presente perfeito para qualquer criança ou pais nervosos com o primeiro dia de aula!

Outro ponto muito importante que deve ser conversado com o seu filho é sobre o professor. Fale com seu filho sobre o papel que o professor desempenha na sala de aula e como ele pode recorrer a ele para tudo, desde uma pausa no banheiro até um colega de classe que esteja incomodando. Ensine-o que o docente é a autoridade máxima na sala de aula e que respeitá-lo é uma obrigação.

Em tempos de tantos abusos com professores no Brasil afora, não custa nada mudar essa história, começando dentro de casa, ensinando o verdadeiro valor desse sofrido profissional.

Mantenha a calma e o controle

Mãe acalmando sua filha na volta às aulas

Nada de pânico se a criança der um verdadeiro espetáculo querendo não ficar na escola. Embora o fato possa partir seu coração, resista. Não ceda às manhas e desejos do seu filho. Lembre-se: se a criança notar alguma hesitação, ela vai te testar até conseguir o que deseja, sendo assim, seja forte!

O melhor caminho sempre é o diálogo, explique como é o universo escolar, quais as possíveis tarefas e acima de tudo, avise seu filho de que ali é lugar que ele vai aprender várias coisas divertidas, como ler, escrever seu nome, conhecer novos amiguinhos, enfim, tire o peso de que escola é um lugar ruim, transforme esse pensamento com muita conversa e paciência.

E aí o que achou do nosso texto?

Está passando por uma experiência parecida e deseja compartilhar com a gente? Conte a sua história, sugira novos temas, enfim, interaja com a gente.

Esse blog foi criado com intuito de trocar histórias, informar e direcionar tanto os pais de primeira viagem e suas inúmeras dúvidas como também aqueles que já têm outros filhos.

Sabemos que juntos e compartilhando conhecimento, seremos pais muito melhores. Então, participe do nosso blog! Estamos esperando seu recado especial. Até o próximo texto!