Tecnologia na educação infantil: quais as vantagens e preocupações?

Tempo de leitura: 5 minutos

A realidade da era digital está provocando mudanças em toda a sociedade. Hoje em dia, com a velocidade das informações e da tecnologia na educação infantil, novas práticas de ensino foram exigidas.

A educação tradicional precisa ser fundamentalmente transformada para responder aos desafios, mudança de informações, aquisição de conhecimento e necessidades de aprendizagem. Entretanto, na prática isso não é tão fácil, uma vez que essa nova necessidade esbarra em vários aspectos, que vão desde a capacitação do professor até a falta de recursos financeiros, para aquisição de meios tecnológicos na implantação de uma nova metodologia.

As vantagens da tecnologia na educação infantil

Tecnologia na educação infantil. Criança estudando com o seu tablet

Como podemos perceber a tecnologia na educação infantil já é fato. A era digital trouxe novas perspectivas de aprendizado e pode ser uma grande aliado para o aprendizado das crianças.

As crianças dessa geração nasceram totalmente ligadas à internet e essa conectividade traz muitos benefícios em sala, como por exemplo:

  • As aulas ficam mais interessantes;
  • Educação personalizada diminui a evasão escolar;
  • Melhora a qualidade da educação;
  • Contribui para uma melhor performance dos alunos.

Os educadores por sua vez, devem aproveitar o engajamento natural que a tecnologia traz, para produzirem conteúdos diferenciados e atrativos em aula.

Também não podemos esquecer o papel dos pais, eles são fundamentais nessa nova tendência de educação. Mas ao mesmo tempo, como policiar a criança quanto ao uso da tecnologia na educação infantil?

Pensando nisso, separamos as principais preocupações dos pais e professores.

As principais preocupações da tecnologia na educação infantil

Tecnologia na educação infantil. Criança estudando na frente do computador (aprendizado)

1. Limites na internet

Atualmente, parece que as crianças nunca se afastam da tecnologia. Seja na escola ou em casa, no lazer, sempre há uma tela na sala. A dica é a de que os pais limitem esse tempo, explicando para a criança que existem outras atividades tão interessantes quanto as redes sociais.

2. Interação social

A tecnologia vem para derrubar fronteiras e encurtar distâncias, mas nada supera o contato de criança com criança, não é verdade? Às vezes, elas escolhem brincar com o computador ao invés de estarem com os amigos. Embora os jogos possam ser sociais, focar apenas nisso é ruim para a socialização deles. O tempo excessivo na tela, faz com que as crianças não aprendam a lidar com a sociabilidade.

Para saber mais sobre os perigos da exposição excessiva do tempo de tela em crianças, leia o artigo que preparamos para você, clicando aqui.

3. Segurança

Não é segredo que a internet está repleta de conteúdo que não é apropriado para crianças. As mais novinhas podem não saber que esse tipo de conteúdo, além de perigoso é sério demais para sua faixa etária. Proteja seu filho e monitore sua navegação.

Ebook Segurança nas Redes Sociais, disponível para download

4. Aprendizado clássico

Quando os tablets substituem os modelos tradicionais na sala de aula, as oportunidades de aprendizado digital são indiscutivelmente ilimitadas. No entanto, técnicas antigas de caneta e papel não devem ser descartadas.

5. Concentração no estudo

Os computadores, tablets e outros dispositivos costumam ser multiuso. Isso significa que eles também têm jogos e outras oportunidades de se conectar com os amigos. Quando tentados por coisas mais divertidas do que a lição de casa, a autoridade e a supervisão dos pais devem prevalecer.

6. Momento de desconectar  

Os dias de andar de bicicleta e subir em árvores não estão contados, ou pelo menos não deveriam. Mostre para as crianças que é possível a diversão sem os meios digitais.

7. Comunicação entre pais e professores

Sabe aquela prática de anotar os erros nos cadernos dos filhos?

Com o uso dos tablets substituindo os métodos tradicionais de lição de casa, o envolvimento dos pais podem diminuir, cabe a eles procurarem o educador ou ainda, participarem efetivamente das reuniões de pais, para saber como anda o desenvolvimento educacional do seu filho.

Conclusão

A tecnologia tornou-se um item básico em nossas vidas, é difícil imaginar a nossa vida sem a internet. Desde o acompanhamento de compromissos e pagamento de boletos até ajudando nossos filhos em suas tarefas de casa, enfim, tudo é possível com a facilidade do acesso rápido às informações.

Se para nós, adultos, a tecnologia se tornou imprescindível, imagine para uma criança que tem na palma de suas mãozinhas inúmeras horas de entretenimento e informação.

Embora a tecnologia claramente tenha ajudado em nossas vidas diárias, quem nunca ouviu a frase para todo bônus tem seu ônus? Como os dispositivos tecnológicos são quase indispensáveis, é fácil recorrer a eles para distração e entretenimento.

Na escola não é diferente. Todo educador deve estimular o uso conciente da tecnologia, auxiliando os alunos de forma lúdica, afinal a tecnologia é importante para a educação e desenvolvimento, mas nunca deve ser a única fonte de aprendizado.

Gostou do nosso texto? Reconhece alguém que precisa saber mais sobre o uso da tecnologia na educação infantil? Compartilhe nosso conteúdo com essa pessoa, combinado?

Gostou do nosso texto? Reconhece alguém que precisa saber mais sobre o uso da tecnologia na educação? Compartilhe nosso conteúdo com essa pessoa, combinado?

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.