Porque as crianças mentem e como os pais podem lidar

Tempo de leitura: 4 minutos

Ebook 101 Receitas de Papinhas, disponível para download

Verdade seja dita, nenhum pai ou mãe gosta de saber que o seu filho está mentindo, não é mesmo? Contudo, mentir é apenas uma das muitas fraquezas humanas que enfrentamos em nosso dia a dia.

Quando isso acontece com nossos filhos, o resultado quase sempre é a perda da confiança por parte dos pais. Quer saber como lidar com essa situação complicada? Continue a leitura desse conteúdo especial que preparamos para você…

Quais os motivos que levam uma criança a mentir?

Garotinha com a mão na boca, depois de mentir

Crianças com menos de quatro anos de idade geralmente não têm capacidade cognitiva para mentir intencionalmente, isso porque elas não possuem o discernimento para reconhecer a verdade e em muitos casos acabam “criando” uma realidade alternativa para os seus pais.

1. Fantasia ou realidade

Pode não ser muito fácil de aceitar em um primeiro momento, mas a mentira é um processo em formação psicológica, variando de acordo com o nível intelectual de desenvolvimento da criança e sua consciência dos fatos, isto é, a percepção do que é fantasia e do que é realidade.

Se a mentira persistir por muito tempo, vale a pena consultar um psicologo infantil para ajudar a criança nesse processo.

2. Vontade de agradar os pais

Muitas das vezes as crianças querem agradar os pais, elas sentem uma necessidade de serem aceitas por eles. Quem nunca pegou a criança contando uma mentirinha apenas para agradar?

Por exemplo, quando elas falam que gostaram de um presente que acabaram de ganhar, mas o mesmo não agradou de fato.

3. Medo do castigo que receberá

Este é o motivo mais comum para a mentira, principalmente entre crianças pequenas, pois sentem medo de receberem a punição, isto é especialmente verdade quando a punição é severa demais ou os pais costumam com frequência trocar o diálogo pelo medo ou o castigo.

Como os pais podem evitar as mentiras?

Educa Pais - Porque as criancas mentem e como os pais podem lidar

Em primeiro lugar é preciso entender que há um percentual muito pequena de crianças que mentem sistematicamente, o maior trabalho dos pais nesse caso é ensiná-las a enfrentar seus problemas de frente e educá-las nesse momento complicado.  

1. Sem agressões ou ameaças

Embora a decepção possa ser grande, não adianta surtar ou ser agressivo com o seu filho! O diálogo sempre será a melhor decisão a ser tomada!

Outro ponto importante é jamais chamar seu filho de mentiroso, esse tipo de comportamento pode ocasionar o efeito contrário na criança, além de mexer com sua autoestima.

2. Se necessário, converse com o seu filho em outro momento

Deixe a poeira baixar. Converse com seu cônjuge sobre a melhor abordagem e qual a melhor hora para conversarem a respeito.

Vocês podem também sugerir que a criança os procure para contar o que aconteceu de forma clara e honesta, e que vocês estarão prontos e dispostos a ouvir tudo o que ele tem a dizer.

Ebook segurança nas redes sociais, disponível para download

3. Observe se seu filho está na defensiva

Se você observar o seu filho acuado, muito na defensiva, não hesite e diga a ele que você não está bravo e que o importante é contar a verdade.

Fale que mentir pode prejudicar a confiança que existe entre as pessoas, peça a ele para imaginar como se sentiria se você mentisse sobre algo, dessa forma ficará mais claro para seu entendimento.

4. Saiba agradecer quando seu filho te contar a verdade

Seja sempre encorajador e positivo quando seu filho contar a verdade e o elogie por ser honesto. Ajude-o a evitar situações em que ele sente que precisa mentir.

É importante que sempre faça uma autoanálise. As crianças são fiéis espectadoras das atitudes dos pais, então avalie seu próprio comportamento quando se trata de dizer a verdade.

Conclusão

Geralmente as crianças não mentem o tempo todo, elas têm um motivo para fazê-lo, não importa o quão errado esse motivo possa ser. Seu filho, dependendo da idade, saberá diferenciar o certo do errado, porém às vezes escolhe a mentira.

Lembre-se: seu filho está tentando resolver um problema de maneira ruim através da mentira e o trabalho dos pais será mostrar com amor e muita sabedoria que a verdade é sempre a melhor saída.