Tempo de leitura: 6 minutos
Explorar, conhecer lugares novos, aprender um novo idioma! Essas são algumas das vantagens do intercâmbio na adolescência.
Atualmente, existem muitos tipos de intercâmbios disponíveis para adolescentes, por isso, aproveitar essa oportunidade durante a adolescência é ainda melhor, já que, nessa fase, é possível dedicar mais tempo aos estudos.
Além disso, a adolescência é uma fase onde surgem muitas dúvidas e questionamentos, principalmente na vida profissional. Dessa forma, fazer o intercâmbio na adolescência pode ajudar a mudar essa situação já que a experiência estimula a autonomia, a responsabilidade e o senso de independência.
Leia o artigo: “Como incentivar a independência e maturidade do seu filho”.
O que levar em consideração na hora de escolher um intercâmbio?
Embarcar em uma aventura em um país estrangeiro é o desejo de muitos adolescentes brasileiros. Contudo, é natural que surjam algumas dúvidas e incertezas sobre os tipos de intercâmbio na adolescência.
Primeiramente, é necessário analisar o tipo de experiência, ou seja, se ela será focada no aprendizado do inglês, na obtenção do certificado para iniciar uma vida acadêmica fora do Brasil ou em proporcionar uma vivência escolar para seu filho.
Além disso, é importante considerar quanto tempo o intercâmbio dura, o local, o clima do país, e quais são os gastos de um intercambista, como moradia e alimentação.
Acredito que a hora de escolher o destino da experiência é um dos passos mais importantes já que corresponde a qualidade de vida no exterior e a cultura com as quais conviverá.
Uma ótima dica é fazer uma pesquisa profunda e um levantamento dos pontos citados acima. A Mercer libera anualmente rankings das melhores cidades no mundo para se viver de acordo com o custo e qualidade de vida.
Quais são os tipos de intercâmbio na adolescência?
O primeiro passo para escolher qual tipo de intercâmbio mais se enquadra no perfil do seu filho é conhecer programas disponíveis. Hoje, existem algumas alternativas que são mais comuns na escolha de um intercâmbio na adolescência. Vamos ver quais são elas?
High School
Essa modalidade nada mais é do que o ensino médio em uma escola pública ou particular de outro país. A duração pode ser de três meses, um semestre, um ano completo ou até concluir o ensino.
O melhor é que o adolescente tem a chance de vivenciar o colegial de outra forma e desfrutar de uma grade curricular diferenciada, com as disciplinas tradicionais e atividades extracurriculares, como teatro, fotografia e música.
Curso preparatório
A diferença dele para o primeiro tipo de intercâmbio é que ele é voltado para quem já tem um domínio avançado da língua e busca a aprovação em um ou mais exames de proficiência, como IELTS e o TOEFL.
Dessa forma, seu filho já dá o primeiro passo para realizar uma faculdade fora do Brasil; isso porque as instituições de ensino exigem que os alunos estrangeiros tenham o certificado de um desses exames.
A duração dessa modalidade pode variar bastante, de duas a oito semanas, por exemplo.
Curso de férias
O intercâmbio de férias também é uma opção bastante procurada, afinal, ele une a aprendizagem com diversão. Essa modalidade serve tanto para aprimorar o idioma quanto para estudar alguma área de interesse.
Quais os benefícios do intercâmbio na adolescência?
Os benefícios do intercâmbio na adolescência são muitos. Pensando nisso, listamos alguns motivos, confira abaixo:
Aprender outro idioma
Este é o benefício mais lembrado quando se fala em intercâmbio. Afinal, ao viver em outro país, a imersão do idioma é a melhor maneira de aprender e ter fluência na língua.
De fato, ter contato diário com pessoas que falam outro idioma é uma das estratégias de aprendizagem mais eficientes. Por isso, quem pretende alcançar o nível de fluência em uma língua estrangeira tem muito a ganhar fazendo um intercâmbio na adolescência.
Leia o artigo: “O aprendizado da segunda língua na primeira infância”.
Conhecer outras culturas
Ao conhecer diferentes culturas, é possível trabalhar a tolerância com os diferentes costumes, religiões, opiniões etc; além disso, a experiência possibilita conhecer mais a fundo a culinária e as tradições do país.
Diferencial no currículo
Hoje em dia não é mais um diferencial ter uma segunda língua no currículo. Porém, ao fazer um intercâmbio, as chances de se destacar entre outros candidatos são altas. Afinal, apresentar um currículo recheado de conhecimentos faz com que o estudante alcance maior competitividade no mercado de trabalho.
Sem falar que as empresas valorizam muito a experiência vivida em outro país já que as pessoas têm a mente aberta e uma visão diferente do mundo; além disso, podem agregar a empresa, trazendo novas ideias e insights.
Desenvolvimento pessoal
O desenvolvimento pessoal também é um dos benefícios em fazer intercâmbio na adolescência. Quem vive essa experiência também passa por intenso crescimento emocional e aprendizagem de valores, como autonomia e responsabilidade.
Isso acontece porque a mudança de rotina faz com que o adolescente realize atividades cotidianas que, talvez antes, não fazia em casa.
Além disso, a distância de familiares e amigos, impulsiona o adolescente a se organizar e desenvolver estratégias emocionais para lidar com as mudanças.
Sendo assim, a volta de um intercâmbio é um período transformador, tornando-se tornar uma pessoa mais independente, organizada e emocionalmente equilibrada.
Aprender a fazer novas escolhas
Ao optar por uma vivência no exterior, o adolescente deve aprender a fazer escolhas por si próprio, levando em consideração decisões que não prejudiquem seus estudos e a sua estadia no país.
Aumentar o ciclo de amizade
O intercâmbio na adolescência é uma ótima maneira para aumentar o ciclo de amizade. Assim, a experiência se torna mais proveitosa, divertida e que, futuramente, pode proporcionar oportunidades de trabalho em outras nações.
Melhorar a autoconfiança
A autoconfiança é uma consequência de sair da zona de conforto, ou seja, enfrentar novos desafios e resolver problemas sem precisar do auxílio de outras pessoas cria uma visão diferente sobre si mesmo e o mundo.
Descobrir novos interesses
É possível que surjam novos interesses, como práticas esportivas ou um hobby já que as atividades extracurriculares abrem um leque de possibilidades.
Conclusão
Podemos ver que o intercâmbio na adolescência tem inúmeras vantagens além de aprender uma segunda língua, não é mesmo? Então, agora que você sabe que essa é uma oportunidade repleta de experiências positivas, ajude seu filho a crescer ainda mais!
Quem vive essa experiência com certeza não será mais a mesma pessoa. O intercâmbio abre portas, transforma vidas e enriquece as visões e valores das pessoas.
Link permanente