Tempo de leitura: 5 minutos
Você quer saber como fazer o seu bebê dormir sozinho? Então chegou ao local certo!
Depois de meses dormindo nos braços da mãe ou na mesma cama com os pais, passar o seu bebê para o berço pode ser difícil, uma vez que, embora pareça estar adormecido profundamente no seu peito, ele acorda abruptamente chorando.
Durante a gravidez, os bebês passam 9 meses em contato permanente com sua mãe, sentindo o batimento cardíaco e quando eles nascem, procuram um ambiente seguro muito semelhante para sentir essa mesma sensação de proteção após o nascimento.
Por isso, a separação no momento de dormir não é tão simples inicialmente.
Para ajudar você a entender mais em como fazer o seu bebê dormir sozinho, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
Como fazer o seu bebê dormir sozinho?
Conseguir que os bebês durmam em seus berços é um processo no qual você terá que acompanhá-los, atendê-los e respeitar o tempo e o momento de cada um.
Com paciência você notará que aos poucos será cada vez mais fácil fazer com que eles durmam pacificamente em seus berços todas as noites.
Vamos ao passo a passo?
Começando com a rotina de sono regular
É comum que muitos bebês confundam os horários, porque tendem a dormir longas sonecas à tarde, e acabam por acordar para brincar à noite, no momento em que, na verdade, deveriam ir para a cama.
Vários estudos mostraram que os bebês podem aprender a diferença entre o dia e a noite, e é possível fazer isso desde cedo.
É conveniente acordar o bebê de manhã cedo, e adotar a rotina de acordá-lo sempre na mesma hora, todos os dias. Neste sentido, é aconselhável colocar o seu berço perto de uma janela, e manter as persianas abertas.
A presença de luz natural ajudará de forma muito positiva quando se trata de fazer com que o bebê organize melhor os seus ritmos circadianos. Além disso, deixá-lo dormir com as persianas igualmente levantadas também seria útil para promover este processo.
Por exemplo, quando acordam de uma soneca com a luz do dia, eles entendem que, de fato, é hora de se levantar. Desta forma, quando acordam a noite, facilmente voltam a dormir novamente.
Nesse sentido, à noite, é apropriado começar com alguns rituais tranquilos, decidindo uma rotina específica a seguir todos os dias para a hora de dormir.
Também pode ser útil dar banho no pequeno sempre à mesma hora, vesti-lo, alimentá-lo e colocá-lo em seu berço com as luzes apagadas.
Leia também o artigo: “13 dicas para ter sucesso no ritual de dormir”.
A importância de seguir a rotina
Uma vez estabelecida a rotina específica do sono com a intenção de fazer com que o pequeno adormeça sozinho, é essencial mantê-la todos os dias.
Na verdade, se o pequeno ainda precisa se alimentar durante a noite, pode se tornar um bom momento para acentuar a diferença entre o dia e a noite.
É ideal manter as refeições noturnas calmas e relaxantes, com as luzes baixas, fazendo o seu melhor para evitar que o bebê se estimule.
Depois, durante o dia, é possível alimentar o pequeno num momento de muita atividade, por exemplo, enquanto a mãe lhe canta canções ou faz cócegas. Desta forma, o bebê começará a perceber a diferença.
Colocando o bebê no berço
O momento ideal para colocar a criança no seu berço é quando ainda está acordada.
É bem possível que o bebê comece a chorar, mas, como muitos especialistas pensam, o choro não causará danos psicológicos ao pequeno, já que o bebê é acompanhado em todos os momentos por sua mãe ou por seu pai.
Ou seja, a única coisa que realmente faz mal ao pequeno é não o atender, deixando-o sozinho no berço, em um quarto sozinho.
É comum que os bebês mais velhos, de 6 ou 7 meses, se mostrem mais irritados e zangados quando essa rotina não é implementada desde cedo.
Mantendo a calma
No dia seguinte, repetindo a mesma rotina, é bastante provável que a criança volte a chorar quando a colocamos no berço acordada com a intenção de adormecer, mas ela se lembrará que o choro não produzirá resultados.
Nesses casos, os especialistas recomendam prolongar seu tempo de resposta a cada dez minutos, mas sem nunca o deixar sozinho.
Ou seja, a mãe ou o pai devem ficar sempre ao lado do bebê, por exemplo sentados na cama ou numa cadeira ao lado do berço, e prestar-lhe sempre atenção, mas sem o pegar no colo.
Colhendo os primeiros resultados
Estima-se que, após três a cinco dias mantendo a mesma rotina, é possível que por volta do quinto ou sexto dia a criança comece a tentar a adormecer sozinha.
Portanto, a chave é tentar manter a sua calma e o bebê ou criança o mais calmo possível, seguindo as rotinas que o ajudem positivamente na hora de adormecer.
Gostou do artigo sobre como fazer o seu bebê dormir sozinho? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.