12 principais benefícios da natação para crianças

Tempo de leitura: 5 minutos

Esporte recomendado por todos os médicos, a natação é excelente em todas as idades e níveis. Mas quais são os benefícios da natação para crianças?

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre os benefícios da natação para crianças, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Quais os principais benefícios da natação para crianças?

Benefícios da natação para crianças. Menina dentro da piscina

É um exercício divertido

Início esta lista com um dos benefícios que encontramos tanto na natação como em outros esportes ou atividades: é uma maneira divertida de manter as crianças ativas, ajudando a evitar o sedentarismo.

Fortalece seu sistema de defesa

Devido à intervenção dos músculos maiores do corpo, a natação é um exercício cardiovascular que melhora a condição física geral, especialmente do coração e dos pulmões.

Isso fortalece seu sistema de defesa, o que, por sua vez, aumenta a resistência a doenças leves, como resfriados. Além disso, ajuda a prevenir o aparecimento de outras doenças, evitando o sedentarismo e reduzindo o risco de obesidade.

Fortalece os músculos e melhora a flexibilidade

Embora a natação seja um exercício de baixo impacto, a resistência da água ajuda a fortalecer e tonificar os músculos das crianças gradualmente. Além disso, ao trabalhá-los, eles também se tornam mais flexíveis.

Melhora a sua postura

Assim como outros exercícios onde muitos músculos são trabalhados, nadar é um exercício que além de ajudar a se exercitar também favorece o alinhamento do corpo, o que ajuda a melhorar a postura e também pode aliviar o desconforto em caso de dor nas costas.

Melhora a coordenação e o equilíbrio

A natação é uma atividade que requer que todo o nosso corpo se coordene e trabalhe em conjunto: desde os músculos das mãos, braços e pernas para podermos nos mover dentro da água, até o ritmo da respiração e o sentido da visão e do ouvido, para estar atento ao nosso ambiente e saber para onde devemos ir.

Melhora sua autoestima

Aprender a nadar é algo que leva tempo, e à medida que conseguem mais coisas e melhoram a sua técnica, as crianças aumentam a sua autoestima e autoconfiança.

Melhora a sua concentração

Quando nadamos, devemos estar totalmente focados e atentos nos movimentos do corpo, coordenando cada um deles ao mesmo tempo que controlamos a respiração, o que favorece a concentração e, portanto, beneficia também outros aspectos da vida das crianças, como seu desempenho escolar.

Ebook Segurança nas Redes Sociais, disponível para download

Beneficia o desenvolvimento cognitivo

De acordo com um estudo, aprender a nadar em idades precoces pode ajudar a melhorar e acelerar o desenvolvimento cognitivo das crianças, além de favorecer a aquisição de novas palavras.

Favorece a socialização

De fato, nadar ajuda as crianças a conhecer outras crianças em sua comunidade, dando-lhes a oportunidade de praticar suas habilidades sociais e fazer novos amigos. Além disso, a natação é uma atividade que permite às crianças realizar muitos jogos divertidos em grupo.

Melhora o seu humor

Em suma, como muitas outras atividades físicas ou exercícios, a natação ajuda a liberar o estresse ou preocupações que podemos ter ao liberar endorfinas, o que melhora o humor das crianças.

Beneficia a sua saúde mental

A sensação de estar flutuando e nadando na água é sem dúvida uma das mais relaxantes. Portanto, esta atividade também ajuda a reduzir os níveis de estresse nas crianças, beneficiando sua saúde mental.

Ajuda a ter um descanso melhor

Finalmente e como em qualquer esporte, o esforço feito durante o dia no momento de nadar, ajuda a que, quando chega a hora de dormir, as crianças consigam adormecer melhor, ajudando-as a ter também um melhor descanso.

Qual é a idade perfeita para aprender a nadar?

Instrutor de natação, segurando um bebê dentro da piscina

É recomendado que as aulas de natação comecem a partir do primeiro ano de idade, no entanto, nem todas as crianças estão prontas na mesma idade. É preciso ter em conta a maturidade emocional da criança, o seu desenvolvimento físico e a confiança que tem na água.

Há outros especialistas que aconselham que as crianças aprendam a nadar a partir dos quatro anos, momento em que já são capazes de adquirir autonomia dentro da água, desenvolver movimentos próprios da natação e seguir instruções. 

Leia também: “Meditação e saúde emocional na infância”.

Procure aulas de natação

Benefícios da natação para crianças. Garoto tendo uma aula de natação

De fato, a natação é um dos esportes mais completos. Serve para desenvolver habilidades físicas e neurológicas. Melhora aspectos como equilíbrio, resistência, coordenação e confiança nas crianças. 

Através da natação você move praticamente todos os músculos e o meio aquático é ideal para manter o sistema cardiovascular saudável em qualquer idade. Nas crianças previne a obesidade e as torna mais ágeis.

Você pode ajudar muito seus filhos, mas é sempre melhor que um profissional lhes ensine com técnicas pedagógicas e jogos. Há aulas para pais e filhos, desta forma a criança se sentirá confortável e pode se tornar uma atividade que vocês desfrutam juntos.

Em suma, é altamente recomendável que, ao procurar aulas de natação, você tenha instrutores que não apenas se concentrem nos estilos de natação, mas incluam técnicas para aprender a sobreviver na água. Ou seja, como voltar à superfície, como se empurrar e sair da água. 

Também é importante que as crianças aprendam hábitos de segurança na água, como não nadar sozinhas ou sem supervisão de um adulto.

Gostou de saber mais sobre os benefícios da natação para crianças? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.