Tempo de leitura: 5 minutos
A sinusite em crianças é uma condição causada pelo acúmulo de muco infectado nos seios da face, cavidades ósseas que abrangem os ossos do nariz, olhos e bochechas. A boa notícia para os pais é que este é um distúrbio bastante comum que pode ser facilmente aliviado.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a sinusite em crianças, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
Tipos de sinusite
Existem dois tipos desta doença, dependendo de sua gravidade e duração:
1. Aguda
É gerada por bactérias que entram no sistema respiratório, devido ao contato com um objeto ou pessoa infectada. Os sintomas permanecem por um mês ou menos.
2. Crônica
A sinusite pode ser considerada crônica quando a irritação e inflamação dos seios nasais dura mais de 90 dias. A causa pode ser bactérias ou fungos.
Sintomas da sinusite em crianças
Os sintomas mais frequentes quando uma criança ou adolescente apresenta esta doença são os seguintes:
1. Passagens nasais irritadas
As cavidades que são mais facilmente cobertas por muco são os seios etmoidais, localizados no septo. Isso gera irritação das narinas, refletida pela vermelhidão do nariz.
As cavidades ao redor das sobrancelhas também ficam obstruídas, causando desconforto na área dos olhos.
2. Tosse constante e coriza
Como as vias aéreas estão obstruídas, o paciente pode ter uma tosse aguda que piora à noite. Em suma, as crianças pequenas expelem um muco esverdeado do nariz e da boca.
3. Dor de cabeça e febre
A infecção da sinusite aumenta a temperatura corporal e causa dor de cabeça. Além disso, as pálpebras ficam inchadas, a pessoa sente tontura e falta de apetite.
4. Sensibilidade facial
O acúmulo de muco produz forte pressão na área da testa, olhos, nariz e bochechas. Em alguns casos, o desconforto se estende até as orelhas e pescoço. A criança também pode ter perda de olfato, mau hálito, dor de garganta, fadiga e até mesmo uma dor na área do dente.
Causas da sinusite em crianças
Os seios paranasais possuem mecanismos fisiológicos de limpeza de impurezas e excesso de muco que permitem o fluxo normal de ar. No entanto, às vezes o muco adere às cavidades, gerando inflamação e obstrução dos ductos.
Leia o artigo: “Higiene e saúde na infância”.
Nesses casos, a bactéria se espalha e gera uma quantidade de pus que pressiona os seios paranasais, causando sinusite.
- Na maioria dos casos, é causada por uma infecção bacteriana que pode ser causada por um vírus comum da gripe;
- Além disso, também pode ser causada por rinite, inflamação das narinas devido a uma alergia;
- Em 25% dos casos, a sinusite é causada por um abscesso oral com pus que gera uma infecção;
- O culpado também pode ser alergia a certos alimentos ou substâncias nocivas, como gases poluentes ou cigarros. O cloro das piscinas é outra causa frequente deste distúrbio durante a infância;
- Menos provável, mas ainda possível, é que a causa desta infecção seja o resultado de uma doença infecciosa, como bronquite ou pneumonia.
A sinusite aguda geralmente é uma complicação de uma infecção viral do trato respiratório superior. Portanto, a infecção do seio geralmente ocorre em crianças pequenas e durante os meses de inverno.
De fato, esta doença ocorre como complicação em 5 e 10% das infecções respiratórias virais em crianças pequenas e em 1-2% das que acometem adultos.
Diagnóstico
Caso seu filho apresente sinais de sinusite, ele deve ser levado ao pediatra, que fará um exame nos seios paranasais em busca de pólipos e sinais de irritação.
Testes serão feitos na área nasal para infecção, e o médico pode até usar um endoscópio de fibra óptica para verificar a condição dos seios.
Além disso, outro mecanismo é realizar uma tomografia digital para observar a estrutura óssea e os tecidos nasais. Se for necessária maior precisão, uma ressonância magnética que revele uma infecção fúngica ou outra condição mais grave é preferível.
Se os sintomas da sinusite durarem mais do que o normal, seu pediatra pode solicitar exames de sangue, testes de alergia, esfregaços nasais e outros procedimentos.
Tratamentos
Começaremos com os tratamentos que um médico geralmente prescreve para essa condição e, em seguida, passaremos para terapias de cura que os pais podem implementar em casa.
1. Medicamentos
Os médicos prescrevem antibióticos orais para combater as bactérias que causam sinusite. Em suma, alguns pediatras podem prescrever medicamentos anti-histamínicos e descongestionantes que aliviam a pressão na área nasal.
Os sintomas geralmente desaparecem naturalmente após algumas semanas. A dor facial pode ser tratada com ibuprofeno e paracetamol. Além disso, gotas salinas ajudarão a limpar o muco dos seios nasais.
2. Vapor quente
De fato, para facilitar a drenagem do muco e liberar o bloqueio nas passagens nasais, você pode ferver a água e fazer com que seu filho inale o vapor por 10 minutos. Realize o procedimento várias vezes ao dia.
3. Toalhas quentes
O calor ajuda a soltar os tampões de muco presos nas cavidades nasais. Para fazer isso, você pode colocar uma toalha dentro de um recipiente com água fervente.
Depois de remover a toalha e espremer o excesso de água, coloque-a na área do nariz até esfriar, assim o paciente começará a expelir com mais facilidade.
4. Comida
Em suma, a sinusite na infância também pode ser combatida com uma boa alimentação. O paciente deve beber bastante água, sucos e sopas para soltar o muco obstruído.
Embora não seja comprovado pelos médicos, há quem recomende evitar alimentos comumente alergênicos, como milho, trigo, leite e laticínios em geral.
Leia o artigo: “Introdução alimentar, por onde começar?”.
Gostou de saber mais sobre a sinusite em crianças? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!
Link permanente
Link permanente