Benefícios dos animais de estimação para crianças e bebês

Tempo de leitura: 5 minutos

A ligação e benefícios que ocorre entre os animais de estimação e as pessoas é muito grande. Ainda mais nos mais pequenos, uma vez que desenvolvem uma grande afinidade enquanto aprendem e crescem juntos. 

Por esta razão, quero lhe falar de todos os benefícios que os animais de estimação trazem para crianças e bebês. 

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre os benefícios dos animais de estimação para crianças e bebês, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Benefícios dos animais de estimação para crianças e bebês

Criança com seu animal de estimação (cachorro) ao lado, com os pais no fundo mostrandos todos os benefícios

Os animais de estimação podem ser comprados ou adotados, embora este último seja sempre recomendado. 

É importante lhes dar uma segunda oportunidade, com uma vida melhor que os faça esquecer as deficiências afetivas ou problemas com maus-tratos ou desnutrição. As famílias, no entanto, devem ter em mente que um animal de estimação traz consigo responsabilidades.

Essas responsabilidades, por outro lado, trazem grandes benefícios. É por isso que quero descrever tudo o que se pode conseguir ao unir crianças e animais de estimação na mesma casa.

Reduzem as alergias e a asma

O pelo dos animais de estimação cria muitas alergias em adultos. No caso das crianças, pelo contrário, pode precisamente ter o efeito oposto. E este não é outro senão diminuir o risco de desenvolver asma e alergias no futuro. 

Esta situação deve-se ao fato de que desde tenra idade as crianças e os animais de estimação estarem juntos, cria imunidade aos agentes externos destes animais.

As crianças estão mais relaxadas graças aos animais de estimação

Os animais têm a capacidade de detectar a ansiedade de crianças e bebês. Esse instinto faz com que eles sejam capazes de regular essa agitação, conseguindo relaxar as crianças com sua mera presença e carinho. 

Ao mesmo tempo, o desenvolvimento emocional das crianças é reforçado, conseguindo uma maior autoestima e autocontrole das emoções. E já sabe que, quanto menor o estresse, o ambiente dentro da família vai ser muito mais agradável e reconfortante.

Ebook Segurança nas Redes Sociais, disponível para download

Diminui a agressividade

Graças ao fato de que as crianças e bebês estão mais relaxados por estarem em contato com animais de estimação, outro benefício associado a este fato é que diminuição da sua agressividade.

É verdade que, para conseguir isso, é preciso saber educar tanto as crianças como os próprios animais de estimação. Portanto, se você tem um cão ou um gato, você tem que aprender a desenvolver essa capacidade com uma educação baseada em valores e afeto. 

Brincar com animais de estimação é um desses processos de aprendizagem, um momento mágico onde a curiosidade e a imaginação dos mais pequenos são estimuladas.

As crianças se tornam mais sociáveis

Há crianças mais introvertidas do que outras, mas aquelas que têm um animal de estimação em casa aprendem a criar laços afetivos. 

Essa união de amor, além disso, ensina-os a calcular melhor os limites, sabendo, por outro lado, guardar sua palavras quando necessário. 

Essas questões ajudam o pequeno enormemente a socializar com outras crianças e adultos, sabendo em cada momento como agir da maneira certa.

Eles trazem felicidade

Ter um cão, um gato ou um hamster torna as pessoas mais felizes e as ajuda a vencer a depressão. Se você já viu seu filho se acalmar ao abraçar seu cobertor ou pelúcia favorito, imagine o que aconteceria se ele criasse um vínculo afetivo com outra criatura viva.

O animal também o ajudará a aumentar o ânimo depois de ter tido um dia difícil na escola ou depois de discutir com o seu melhor amigo. A alta de alegria que eles produzem é um dos benefícios para as crianças de ter um animal de estimação em casa.

Como escolher um animal de estimação?

Criança (bebê) beijando seu gato (animal de estimação)

Para escolher o animal certo é aconselhável recorrer ao aconselhamento de especialistas, como os veterinários, pois são eles que melhor conhecem o comportamento dos animais.

Além disso, para famílias com crianças menores de cinco anos, não é aconselhável ter tartarugas, lagartos ou cobras, devido aos riscos para a saúde que eles implicam (os sistemas imunológicos desses pequenos ainda não estão completamente desenvolvidos).

  • Cães: devem ser vacinados e desparasitados e, como regras gerais, as crianças devem ser ensinadas a respeitá-los, a manter uma certa distância, a ter cautela e a nunca os incomodar quando estão comendo ou dormindo.
  • Gatos: são muito ternos e dóceis, e têm um temperamento calmo. Eles adquirem um forte vínculo emocional com seus donos e são excelentes companheiros para as crianças, pois gostam muito de brincar. Além disso, acredita-se que eles tenham um poder terapêutico, que é feito através da ronronar, pois seu som tranquiliza e afasta os pensamentos depressivos, cura distúrbios do sono e regulariza a atividade metabólica. Eles também precisam de vacinas e antiparasitários.
  • Hamster: eles têm uma vida curta, de apenas dois ou três anos. Não são adequados para crianças muito pequenas.
  • Tartarugas: vivem cerca de 25 anos, mas podem facilmente ficar doentes.
  • Peixes: também são muito delicados, requerem muita atenção, uma alimentação específica e aquários apropriados.
  • Coelhos: são tenros, adoráveis e tranquilos. Além disso, eles têm a vantagem de não contrair doenças que afetam os seres humanos.

Gostou de saber mais sobre os benefícios dos animais de estimação para crianças e bebês? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.