Viajar de carro com o bebê: 7 dicas para tornar mais agradável

Tempo de leitura: 5 minutos

Feriado, para cada família, isso significa algo diferente: pode ser a chance de descansar sem fazer nada em casa ou uma boa oportunidade para viajar todos juntos. Caso este último esteja em seus planos, uma das melhores opções para se locomover até o lugar desejado é de carro.

Mas antes de começar essa aventura, é importante que você leve em conta algumas dicas para viajar de carro com o bebê, especialmente se for uma longa viagem.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como viajar de carro com o bebê, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

7 dicas para viajar de carro com o bebê

Viajar de carro com o bebê. Pai colocando seu filho na cadeirinha do carro

Use uma cadeirinha apropriada

Certamente, se você já precisou sair com o seu bebê de carro, já tenha um sistema de retenção para crianças adequado para o tamanho e o peso do seu filho. Se esse não for o caso, é importante comprar um para que seu bebê possa viajar com segurança.

Lembre-se também de que você deve colocar a cadeirinha de costa, pois os especialistas recomendam que você a coloque assim pelo menos até os 4 anos de idade. Dessa forma, em caso de acidente, seu bebê estará mais seguro e protegido.

Leia o artigo: “Viajar com crianças: 5 dicas que podem te ajudar”.

Itens essenciais para viajar com o seu bebê

Viajar de carro com um bebê exige que tragamos alguns itens que servirão principalmente para duas coisas: mantê-lo confortável e entretê-lo, seja algumas dicas a seguir:

1. Para mantê-lo confortável

Algo que definitivamente fará a diferença entre uma viagem agradável e uma desconfortável para o seu bebê, é a maneira como ele viaja. Sem dúvida, ficar confortável e limpo vai mantê-lo feliz, então há alguns conceitos básicos que você deve seguir.

Em primeiro lugar, você deve levá-lo com roupas leves e respiráveis, que não o incomode ou o deixe apertado para que ele possa viajar mais à vontade. 

Você não pode esquecer de levar lenços umedecidos e fraldas, porque provavelmente precisará trocar sua fralda durante a viagem. 

Além disso, também é aconselhável trazer uma ou duas mudas de roupa para alguma emergência. Você também não pode esquecer um cobertor, caso o carro fique muito frio ou viaje para um lugar com baixa temperatura.

2. Para entretê-lo

Durante uma longa viagem, os bebês podem se desesperar ou se sentir desconfortáveis por passar tantas horas sem fazer nada..

Para fazer todo o possível para mantê-lo feliz e entretido, você pode trazer para ele seu bichinho de pelúcia favorito, um livro para ler para ele ou baixar um aplicativo com música que o relaxe.

Ebook Segurança nas Redes Sociais, disponível para download

Tente se ajustar aos horários dele

Se possível, tente ajustar a hora de partida ou a hora da viagem com a rotina que você tem em casa. Por exemplo, se ele tirar um longo cochilo pela manhã, é uma boa ideia escolher essas horas para viajar no carro, porque o movimento o acalmará e, dessa forma, ele pode nem perceber a duração da viagem.

Não o deixe sozinho no banco de trás

Para alguns bebês, pode ser difícil ir sozinho na parte de trás do carro, mesmo em viagens curtas. 

Para evitar que ele tenha medo ou chore, é melhor que ele viaje acompanhado por alguém, porque além de lhe fazer companhia, poderá ficar de olho para atendê-lo caso precise de alguma coisa.

Pare de vez em quando

Viagens longas certamente causarão dormência ou dor nas costas, certo? É necessário parar de vez em quando para que todos possam se esticar um pouco e se sentir confortáveis. 

A mesma situação acontece com seu bebê, ele precisa sair da cadeirinha de vez em quando, não apenas para mudar de posição, mas porque ele certamente precisa de carinho e não está acostumado a passar tanto tempo perto da mãe ou do pai sem ser levado em seus braços.

A recomendação padrão para fazer pausas em uma viagem geralmente é a cada duas ou três horas, após 200 quilômetros percorridos ou assim que os primeiros sintomas de fadiga aparecerem. No caso do bebê, o que devemos fazer é observá-lo e ser guiados por seus sinais.

Leia o artigo: “Como evitar as cólicas do seu bebê”.

Não se esqueça do kit de primeiros socorros

Embora você provavelmente já tenha considerado isso quando arrumou a mala do seu bebê para a viagem, é importante tê-lo à mão caso ele se sinta mal ao longo do caminho e vocês não possam parar ou não haja farmácia por perto.

Seja paciente

Finalmente, lembre-se de que seu bebê está conhecendo o mundo e, mesmo que você tenha viajado de carro centenas de vezes, é algo totalmente novo para ele. 

E como tudo de novo, geralmente é desconhecido e estranho do seu ponto de vista, porque ele está fora do pequeno mundo ao qual está acostumado em casa.

Por isso, tenha paciência… muita paciência! Não se sinta mal ou estressada se ele ficar desconfortável e não parar de chorar. 

Nessa hora, a melhor coisa a se fazer é ficar calmo, parar o carro e tirá-lo da cadeirinha por um tempo para tranquilizá-lo. Às vezes, tudo o que eles precisam é sair um pouco ou receber um abraço e um beijo para voltar à calma.

Gostou de saber mais sobre como viajar de carro com o bebê? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.