Tempo de leitura: 5 minutos
Uma das dúvidas mais comuns que recebemos aqui no blog é referente a quanto tempo de atividade física é recomendado para crianças.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre quanto tempo de atividade física é recomendado para crianças, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
Quanto tempo de atividade física é recomendado para crianças?
A atividade física é a chave para o desenvolvimento físico e mental correto. Já ouviu falar de doenças não transmissíveis?
Existem quatro tipos principais que são cardiovasculares (como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais), câncer, doenças respiratórias crônicas (como asma) e diabetes.
Neste sentido, é importante saber que a atividade física está muito relacionada com a prevenção delas.
Para crianças entre 5 e 17 anos, a atividade física consiste em jogos, esportes, deslocamentos, educação física e exercícios programados, que podem ser realizados no contexto da família, na escola ou nas atividades extracurriculares.
A fim de melhorar as funções cardiorrespiratórias, musculares e a saúde óssea, bem como para reduzir o risco de doenças não transmissíveis, a OMS recomenda:
- É necessário que as crianças entre 5 e 17 anos invistam pelo menos 60 minutos por dia em atividade física;
- Realizar por mais de 60 minutos por dia será melhor para o nosso corpo;
- A atividade física diária deve ser, na sua maior parte, aeróbica. Seria conveniente incorporar, pelo menos três vezes por semana, exercícios que reforçam, em particular, os músculos e ossos.
Atividade física para todos
Estas recomendações são válidas para todas as crianças saudáveis entre estas idades, exceto aquelas que possuam doenças médicas específicas que aconselhem o contrário.
Fala-se de acumulação para se referir à meta de dedicar um total de 60 minutos diários ao exercício, incluindo a opção de dedicar intervalos mais curtos (por exemplo, duas sessões de 30 minutos) e somar esses intervalos.
No caso de menores inativos, recomenda-se um aumento progressivo para finalmente atingir a meta de 60 minutos diários.
De fato, é conveniente começar de forma leve e aumentar gradualmente o tempo de duração, a frequência e a intensidade.
Quais os benefícios dos exercícios para as crianças?
- Se praticam algum esporte assiduamente, aprendem a seguir regras e a criar hábitos;
- Eles têm menos probabilidade de estar acima do peso;
- Eles têm menos probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2;
- Eles geralmente têm pressão arterial e colesterol mais baixos;
- Eles socializam e melhoram suas habilidades de se relacionar;
- Eles aumentam suas habilidades motoras;
- Alguns defeitos físicos podem ser corrigidos;
- Dormem melhor;
- O exercício físico aumenta as defesas na criança e protege-a de infecções e otite, melhorando, além disso, a saúde auditiva em geral;
- Eles são mais saudáveis, pois a prática regular de exercícios físicos lhes traz os mesmos benefícios para o organismo que para os adultos;
- Eles possuem uma atitude mais positiva em relação à vida.
Além de desfrutar das vantagens do exercício físico regular sobre a saúde, as crianças também são mais capazes de enfrentar os desafios físicos e emocionais.
Em suma, a nossa responsabilidade como pais é motivá-los desde muito pequenos, mesmo desde os dois anos de idade, brincando com eles, ensinando-os a conhecer alguns esportes praticando-os juntos.
Mais tarde, serão eles que escolherão qual deles mais gostam.
O importante é que eles cresçam com a preocupação em desenvolver alguma atividade física e, se for com outras crianças, melhor porque isso os ajudará a forjar laços afetivos com outras pessoas e desenvolverá suas capacidades sociais.
Recomendações de hidratação
Na mesma linha, a quantidade de consumo de líquidos recomendada pela OMS e inúmeros especialistas em saúde é entre 2 e 3 litros de água por dia, dependendo da idade, sexo e capacidade física de cada pessoa.
Devemos saber que 20 a 30% da água diária incorporada ao organismo vem de alimentos sólidos, os restantes, 70-80%, são incorporados ao organismo através da ingestão direta de líquidos.
Um mecanismo para manter níveis normais de hidratação é a sede e o comportamento habitual de ingestão de líquidos, por isso é muito importante que eduquemos nossos filhos neste hábito e ainda mais durante e depois de fazer exercício físico.
O sedentarismo: um perigo para a saúde
Em suma, crianças e adolescentes passam muito mais tempo sentados do que antes. Eles passam horas em frente as telas consumindo uma variedade de meios para os quais são inegavelmente atraídos.
Este excesso de tempo em frente as telas, juntamente com um tempo insuficiente de atividade física, é adicionado ao problema da obesidade infantil.
Uma das melhores maneiras de incentivar a atividade física em crianças é limitar a quantidade de tempo que gastam em atividades sedentárias, especialmente assistindo TV ou usando outros tipos de telas.
Aqui estão algumas recomendações que podem ser úteis:
- Colocar limites ao tempo que os nossos filhos passam utilizando diferentes meios digitais (TV, consoles, redes sociais, etc);
- Limitar o tempo que os nossos filhos passam em frente às telas a 1 hora ou menos por dia;
- Dissuadir menores de 18 meses de usar qualquer tipo de tela, exceto para conversar por vídeo;
- Escolher programas de alta qualidade e vê-los com nossos filhos para ajudá-los a entender o que estão assistindo;
- Em suma, deixar TVs, computadores e videogames, de preferência, fora dos quartos de nossos filhos;
- Desligar as telas durante as horas das refeições. Isso também facilitará a conversa e a união familiar.
Leia o artigo: “Doenças comuns na infância: conheça as principais”.
Gostou de saber mais sobre quanto tempo de atividade física é recomendado para crianças? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!
Link permanente