O lúdico e a aprendizagem na vida das crianças

Tempo de leitura: 5 minutos

Há um tempo atrás, recebi um áudio da minha filha falando, de forma radiante, sobre um brinquedo que ela havia acabado de ganhar de sua mãe. O intuito do presente dado foi para incentivá-la a assistir menos televisão e aproveitar mais as brincadeiras e experiências lúdicas, que só a infância pode oferecer.

Não preciso dizer que esse, e muitos outros momentos, foram divertidos e positivos para o desenvolvimento da minha filha, tanto que resolvi compartilhar o áudio que recebi, para que possam entender os motivos que me levaram a escrever esse artigo.

Motivado sobre o tema em questão, destaco neste artigo a importância que a brincadeira e o lúdico representam na vida dos nossos filhos, não só no convívio familiar como também no ensino infantil.

Espero que gostem!

Brincadeira, uma forma de aprendizagem

Criança brincando em um parque ao ar livre

Para a grande maioria das crianças, a brincadeira é uma das coisas mais importantes da sua infância. O mundo ao ar livre é repleto de estímulos e oportunidades para brincar e aprender livremente. Nesse ambiente, o aprendizado lúdico pode ser extremamente eficiente para o cérebro da criança.

Para as crianças, o ar livre é um ambiente muito mais tranquilo, no qual eles desfrutam de um maior grau de liberdade para aprender e brincar.

As brincadeiras desenvolvem a capacidade cognitiva, estimula a atividade física, além de favorecer os vínculos sociais da criança.

A aprendizagem lúdica está presente também em várias práticas pedagógicas, onde as crianças desenvolvem conhecimento, explorando algo do mundo real, bem como experiências pessoais de aprendizado, onde os alunos definem seus próprios objetivos e os professores atuam como facilitadores na jornada de aprendizagem.

Lúdico na educação infantil

Criança em um momento lúdico de aprendizado (educação) na escola

Algumas lições aprendidas no recreio e nos ambientes de educação infantil como pré-escolas e jardins de infância, incluem: compartilhar, jogar de maneira justa, não bater um no outro, guardar as coisas de volta no local onde foram encontradas e limpar a própria bagunça. Tais habilidades sociais trazem comportamentos positivos e valores que podem ajudar a criança ao longo da vida.

As brincadeiras nas escolas ajudam as crianças a aprenderem e se desenvolverem. A tecnologia também pode ser combinada com métodos de aprendizado lúdico de várias maneiras.

Muitas inovações como, por exemplo, softwares ou sites com jogos educativos podem ser importantes nessa fase da vida. Os alunos frequentemente usam a internet para se envolver com a tecnologia por meio do aprendizado lúdico, navegando por módulos interativos para orientar e ajudar no aprendizado infantil. 

Porém, fica o alerta para que as crianças não fiquem conectados excessivamente nos aparelhos celulares e tablets. Nesse caso, a brincadeira ao ar livre continua sendo bem mais produtiva e benéfica ao desenvolvimento dos pequeninos. 

A importância dos brinquedos na educação

Criança se divertindo com seu brinquedo lúdico (educação)

Não existem dúvidas de que brincar é essencial para o desenvolvimento das crianças. Além de mostrar a elas as interações sociais, brincar tem uma enorme influência em muitos aspectos da infância. 

E no meio disso tudo, não podemos esquecer dos brinquedos, eles possuem um papel importante e ajudam no desenvolvimento motor, cognitivo e social. São usados ​​para interpretar a vida cotidiana e dar luz a criatividade e a imaginação, ou seja, são verdadeiros aliados no desenvolvimento das crianças. 

Com ou sem brinquedos, as crianças precisam explorar e experimentar a educação de uma forma lúdica, sendo um fator de mudança no seu desenvolvimento.

O papel dos pais nas brincadeiras

Família brincando juntos em um campo

Mas como os pais podem atuar positivamente nesse processo de aprendizagem lúdico?

Bom, vocês já viram aqui em nosso blog que é fundamental a participação dos pais na vida escolar dos filhos como forma de estímulo e até mesmo como reforço. Leia mais sobre as dificuldades de aprendizado, clicando aqui.

Assim como eu, obviamente você deseja que seus filhos aprendam com maior facilidade, assimilem o aprendizado de forma rápida e explore, da melhor forma, o mundo, não é verdade? Você pode ajudar seu filho no processo de aprendizagem, brincando e aprendendo junto com eles!

Brincar com o seu filho ajuda a mantê-lo conectado ao tipo de brincadeira onde a aprendizagem acontece. Sua interatividade durante a brincadeira tornará tudo mais produtivo, leve e melhor, além de se divertirem muito juntos! Mais importante ainda, você estará trabalhando para o sucesso do seu filho, construindo pontes importantes para o aprendizado.  

Assim sendo, ficamos com o seguinte questionamento: quem disse que as brincadeiras precisam ser cercadas por paredes ou restritas de alguma forma?

As crianças são aventureiras e não podem ficar sentadas em um recinto por longos períodos, podendo ficar entediadas e perderem todo o interesse pelo que acontece ao seu redor.

Conclusão

Quando abrimos o horizonte, criamos uma nova atmosfera de aprendizado que estimula o processo de educação. Para as crianças pequenas, o ar livre é cheio de meios interessantes de aprendizagem.

Pratique a criatividade, use métodos divertidos e estimulantes para atrair a atenção das crianças e bora colocar a mão na massa. Isso serve para educadores e os pais, combinado?