Desenvolvimento do bebê com 2 meses

Tempo de leitura: 5 minutos

Seu bebê já tem dois meses de idade! Parece incrível que ele tenha feito tanto progresso em tão pouco tempo. Mas como é o desenvolvimento do bebê com 2 meses?

Além de sua aparência física e tamanho, o bebê já é muito mais habilidoso do ponto de vista do desenvolvimento psicofísico.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o desenvolvimento do bebê com 2 meses, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Continue acompanhando também a evolução do seu bebê mês a mês:

Crescimento e desenvolvimento do bebê com 2 meses

Desenvolvimento do bebê com 2 meses. Mãe e filho sorrindo

A cada semana que passa, seu filho faz mais progresso! Ele já é um bebê de dois meses de idade e continua sendo cada vez mais inteligente. Certamente, você deve ter notado que seu bebê já fez progressos como os seguintes:

  • Seus sorrisos já são muito comuns e seu rosto não é mais o do recém-nascido de tão recentemente;
  • Mostra cada vez mais interesse em estímulos auditivos e visuais, a ponto de fixar o olhar e seguir um objeto ou pessoa à sua frente;
  • O crescimento do seu filho não sofreu muitas mudanças e é bastante estável.

No que diz respeito à amamentação, ela já está consolidada e seu filho ganha peso regularmente, em maiores ou menores quantidades, dependendo de sua constituição e apetite.

Normalmente, nesta fase, seu bebê ganhará entre 150 e 200 gramas por semana e, como 80% do hormônio do crescimento é secretado durante o sono, ele precisa dormir para crescer.

Se você tiver alguma dúvida sobre o peso ou desenvolvimento do seu bebê, como sempre, o pediatra é a melhor referência para controlar o ganho de peso e a altura do bebê. Nesse sentido, você não deve ouvir as opiniões de outras pessoas, mas confiar apenas no conselho do médico que acompanha seu filho.

Embora ele mova as mãos e os pés livremente e tenha refinado cada vez mais seus reflexos, o bebê ainda tem dificuldade em agarrar os objetos. 

Seu pescoço está ganhando força, então ele fica ereto por curtos períodos de tempo e, se ele estiver de barriga para baixo, você verá que ele tenta levantar a cabeça.

Alimentação do bebê de 2 meses

Desenvolvimento do bebê com 2 meses. Mãe amamentando seu filho

Você deve ter notado que você e seu bebê já são especialistas em amamentação e que as mamadas foram espaçadas pouco a pouco. Tenha em mente o seguinte:

  • Se você amamentar sob demanda, terá notado que a produção de leite foi perfeitamente regulada de acordo com as necessidades do seu filho. É importante seguir sua demanda e não insistir quando ele estiver saciado: assim, um bom relacionamento com a comida é estabelecido desde o início. 
  • Se você der a mamadeira, você também deve respeitar seu apetite e não o forçar a comer. As quantidades indicadas nos recipientes de leite servem para guiá-lo, mas o mais importante é se adaptar às necessidades específicas do seu filho. Em qualquer caso, o pediatra esclarecerá quaisquer dúvidas que você possa ter.
Ebook Segurança nas Redes Sociais, disponível para download

Tenha em mente, também, que, independentemente de você dar a ele exclusivamente amamentação materna, artificial ou mista, o bebê nessa idade não deve comer nenhum outro alimento, a menos que o pediatra diga.

LEMBRE-SE! Agora que a amamentação já está consolidada e não deixa tantas dúvidas quanto no início, é hora de aproveitar ao máximo seu filho. Aproveite esses momentos únicos!

O sono do bebê de 2 meses

Desenvolvimento do bebê com 2 meses. Pai beijando seu filho enquanto dorme

No que diz respeito ao sono, ele pode ser um pouco alterado se o pequeno sofrer da chamada “cólica infantil”, que geralmente ocorre entre um mês e três meses:

  • O bebê se sente mais inquieto no final da tarde ou no início da noite.
  • Este é um período que geralmente aflige os pais, já que o pequeno parece sofrer muito.
  • Neste caso, é melhor segurar o bebê em seus braços, se possível, virado para baixo, descansando a palma da mão na barriga e massageando-o para aliviar o desconforto. Não há escolha a não ser esperar que elas parem, o que acontecerá mais cedo do que você pensa.

ATENÇÃO! Somente os pais de bebês que sofrem de cólica têm uma ideia da angústia que causam. Na medida do possível, tente relaxar e se revezar. 

Dicas e bem-estar do bebê de 2 meses

Pais segurando o filho no colo

Quando o bebê é pequeno e os pais são iniciantes, você pode ter alguma dificuldade ou dúvida ao dar banho no bebê. Como seu filho reagiu aos primeiros contatos com água?

  • Nem todas as crianças gostam de mergulhar na água. Além disso, para alguns, o momento do banho representa uma verdadeira tortura;
  • Como devemos agir nesses casos? Primeiro de tudo, se você vir que ele está com medo, não o force;
  • Tente tornar o banho uma experiência agradável e divertida: aqueça o ambiente, que deve ser mantido entre 22 e 24oC, evite correntes de ar, encha a banheira com água entre 34 e 37oC, distribua alguns brinquedos flutuantes e o deixe espirrar silenciosamente na água. Enquanto você o lava, fale com ele, acaricie e massageie-o com a esponja para tranquilizá-lo.

Lembre-se também de que você deve manter o cronograma de vacinação do bebê atualizado.

  • Durante a gravidez, a gestante transmite os anticorpos para o pequeno através do cordão umbilical e, agora, continua a fazê-lo através da amamentação;
  • Aos dois meses, suas reservas de anticorpos começam a diminuir e ele está mais exposto a doenças. 

Gostou de saber mais sobre o desenvolvimento do bebê com 2 meses? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.